MATO GROSSO
Sintep avisa que sem vacina professores não voltam e vão entrar em greve

Os professores e demais trabalhadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso devem realizar uma “greve sanitária” contra a decisão do Governo do Estado de retonar às aulas e outras atividades presenciais no próximo dia 8 de fevereiro.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, disse que a categoria vai se reunir ainda nesta semana para tratar disso.
“Enquanto não tenha uma segurança, não tem como retornar à sala de aula. Considerando, inclusive, o que aconteceu com outros países que retornaram as atividades presenciais e, logo em seguida, tiveram de suspender, porque a taxa de contágio [da covid] aumentou muito”, pontuou.
A greve foi cogitada logo após a última reunião dos representantes da categoria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) sobre as medidas de biossegurança para retornar às atividades presenciais.
O Sintep reuniu os trabalhadores que deixaram claro que “não há nenhuma medida de biossegurança de retorno às atividades, se não tiver a vacina aliada às medidas sanitárias dentro das escolas”.
“A covid-19 não é uma gripezinha, é uma doença letal: Ela mata. Então, a gente entende o processo de educação, mas a prioridade agora é preservar as vidas”, concluiu.
Por Silvia Devaux/RepórterMT

MATO GROSSO
Cartilha da Secel orienta sobre prestação de contas de projetos culturais

Para facilitar a adequada prestação de contas dos projetos selecionados nos editais da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) publicou uma nova cartilha orientativa. No material, os proponentes encontram as orientações sobre os procedimentos para a correta demonstração e comprovação da realização ações.
A cartilha de prestação de contas está disponível no site www.cultura.mt.gov.br/editais na lista de anexos de cada edital ou diretamente por AQUI.
De início, a cartilha indica as releituras do projeto aprovado, do edital e do termo de compromisso especial para garantir a execução das ações de acordo com o que foi proposto. O material também destaca a importância da apresentação de orçamentos e da emissão notas fiscais autênticas.
Dentre outras orientações, há ainda diretrizes sobre movimentação financeira, comprovações de transporte, de aquisição de material de consumo e de serviços, bem como de contração de pessoal, além de informações sobre identidade visual e uso de marcas.
A Secretaria também escalou mais de 20 servidores dedicados no auxílio e acompanhamento da realização das atividades, prestando todas as informações necessárias, seja por meio dos telefones institucionais ou pelos e-mails dos editais. A equipe é responsável por dirimir todas as dúvidas, construindo de forma colaborativa com o proponente a melhor forma de atingir os objetivos propostos.
“É muito importante que tenhamos boas experiências culturais proporcionadas para a sociedade, mas ao mesmo tempo que consigamos garantir a boa utilização dos investimentos público, com eficácia e transparência”, declara o titular da Secel, Alberto Machado.
Lei Aldir Blanc em Mato Grosso
A Lei Aldir Blanc está sendo um importante marco no desenvolvimento da cultura. Em Mato Grosso, o governo do Estado, por meio da Secel, gerenciou mais de 29 milhões em editais. São 570 projetos aprovados de proponentes de diversas cidades mato-grossenses, e que irão movimentar ao longo de 2021 o cenário cultural.
Os editais promovidos pela pasta estadual prezaram pela ampliação do acesso, na facilitação e desburocratização da inscrição, o que gerou um saldo muito positivo de participação de trabalhadores e trabalhadoras da cultura que nunca antes havia conseguido acessar recursos públicos.
-
MATO GROSSO58 minutos atrás
Cartilha da Secel orienta sobre prestação de contas de projetos culturais
-
MATO GROSSO58 minutos atrás
Recursos do Nota MT melhoram condições de entidades sociais
-
ENTRETENIMENTO1 hora atrás
Yá Burihan sobre o fim do noivado com Lipe: “Ele não traiu, eu que errei”
-
Esportes3 horas atrás
Com um jogador a menos Vasco é superado pelo Coritiba
-
ENTRETENIMENTO3 horas atrás
Gisele Bündchen vai construir mansão de R$ 90 milhões em ilha de magnatas
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Perfil de DNA ajudou a elucidar 11 investigações nos últimos 6 anos
-
POLICIAL4 horas atrás
Ex-policial militar com diversas condenações e foragido da Justiça é localizado e preso na Capital
-
Esportes4 horas atrás
CSA e Avaí empatam em jogo com arbitragem polêmica