conecte-se conosco


MATO GROSSO

Servidores do MTPrev participam de palestras sobre saúde do homem

Publicados

em


Servidores do Mato Grosso Previdência (MTPrev) participaram, nesta terça-feira (30.11), de uma tarde de palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul.

O encontro promovido pela gerência de Gestão de Pessoas da autarquia foi conduzido pelas convidadas: a nutricionista Carla Queiroz e a fisioterapeuta uroginecológica Fernanda Marzaro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o segundo que mais atinge os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 65 mil homens serão acometidos pela doença anualmente no país, entre 2020 e 2022.

Para o servidor Marcos Vinícius Correa, a ação destacou que o homem deve ser mais preventivo em relação à saúde desde os cuidados básicos com higiene bucal e íntima, bem como manter uma alimentação saudável e diversificada. Também foram abordados temas relacionados à saúde mental, já que frustrações provocam diversas alterações hormonais e podem desencadear doenças relacionadas ao câncer.

Leia Também:  Governo abre 35 leitos de UTI e 5 de enfermaria para tratamento da Covid-19

“As palestras realizadas foram muito enriquecedoras. É sempre importante tratar desses assuntos e naturalizá-los, uma vez na sociedade ainda perpetua a ideia de que saúde não é coisa de homem”, completou Marcos.

As palestrantes também ressaltaram a necessidade de o público masculino desenvolver hábitos mais saudáveis, como reduzir o consumo de álcool, não fumar e manter o peso adequado, além de visitar um médico regularmente, não apenas para tratar doenças, mas para realizar exames de rotina, incentivando a prevenção ao câncer e outras enfermidades.

Após o evento, servidores da autarquia se reuniram na fachada do órgão para tirar uma foto oficial em homenagem à campanha Novembro Azul.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sexta-feira (28): Mato Grosso registra 621.673 casos e 14.261 óbitos por Covid-19

Publicados

em

Por


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (28.01), 621.673 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.261 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 5.016 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 621.673 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 31.040 estão em isolamento domiciliar e 575.290 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 202 internações em UTIs públicas e 209 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,91% para UTIs adulto e em 44% para enfermaria adulta.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (117.763), Várzea Grande (46.169), Rondonópolis (40.049), Sinop (28.828), Tangará da Serra (20.143), Sorriso (18.960), Lucas do Rio Verde (18.880), Primavera do Leste (17.368), Cáceres (14.248) e Alta Floresta (12.254).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Aluna da Escola Estadual Militar Tiradentes é aprovada para Medicina em MT

Sistemas instáveis

Devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde ocorrida nas últimas semanas, não foi possível atualizar os dados do Ranking da Vacinação em Mato Grosso e o número de casos e óbitos da Covid-19 no País. Os dados serão atualizados e divulgados assim que for restabelecido o acesso da SES aos sistemas do Governo Federal.

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia Também:  Seduc publica edital para inscrição de alfabetizadores do Programa Mais MT Muxirum

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Boletim atualizado às 17h51

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Add this code where the ad should appear:
Add this code before the tag: