MATO GROSSO
Sema abre inscrições para curso "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental"

Já estão abertas as inscrições para o curso de “Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental” em Canarana, Pontes e Lacerda, Juína e Alta Floresta. Serão oferecidas 50 vagas para cada município.
O curso, ministrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), é dividido em três módulos, presenciais e não presenciais, com carga horaria variada.
O primeiro módulo é introdutório com os conteúdos básicos que buscam a sensibilização e compreensão dos desafios socioambientais local e global. O curso será presencial, com carga horária de 24 horas.
O segundo módulo será destinado a produção do projeto de educação ambiental (PEA) e para a sistematização da minuta do Plano de Educação Ambiental Municipal proposto pela Comissão de Educação Ambiental Municipal (CEAM) com carga horária de 40 horas não presenciais.
Já o módulo três o curso terá carga horária de 16 horas presenciais e será concluído com a apresentação da minuta do Plano de Educação Ambiental Municipal elaborada pela comissão, bem como a apresentação dos resultados dos projetos eleitos pelos parceiros locais que possam ser executados.
Os projetos seguem tendo o objetivo de representar as necessidades e realidades locais, mas neste ano será direcionado a elementos ligados a salvaguarda ambientais definidas pelo acordo de Cancún.
O que define o Acordo de Cancún?
Segundo o parágrafo 70, Decisão 1/CP.16 do acordo de Cancún, os países em desenvolvimento que realizarem ações do programa de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+), devem promover e apoiar as seguintes medidas:
Ações complementares ou consistentes com os objetivos dos programas florestais nacionais e outras convenções e acordos internacionais; Estruturas de governança florestal nacional transparentes e eficazes, tendo em vista a soberania e legislação nacional; Respeito pelo conhecimento e direitos dos povos indígenas e membros de comunidades locais tradicionais; Participação plena e efetiva das partes interessadas, em particular povos indígenas e comunidades locais; Que as ações sejam consistentes com a conservação das florestas naturais e diversidade biológica; Ações para enfrentar os riscos de reversões em resultados de REDD+;Ações para reduzir o deslocamento de emissões de carbono para outras áreas.
SERVIÇO
Curso: “Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental”
Locais e Datas:
Canarana – 17 a 19/03 (módulo I) – 28 e 29/04 (módulo III)
Juína – 31/03 a 2/04 (módulo I) – 13 e 13/05 (Módulo III)
Pontes e Lacerda – 14 à 16/04 (módulo I) – 27 e 28/05 (módulo III)
Alta Floresta – 5 à 7/05 (módulo I) – 16 E 17/06 (módulo III)
Vagas: 50 (cinquenta) por município
Link de Inscrição:http://https://forms.gle/dN25A3trWrhocYr5A

MATO GROSSO
Escola Nacional do Consumidor prorroga prazos de cursos destinados ao consumidor

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) prorrogou até 15 de março o prazo de inscrições para três cursos sobre educação financeira. Além desses, cinco novos cursos devem abrir as inscrições em 5 de abril. As capacitações são gratuitas e a distância, necessitando de computador com acesso à internet. As inscrições são pelo site www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional.
Os cursos prorrogados, destinados ao consumidor, vão ocorrer entre 22 de março e 19 de abril. São três módulos, totalizando uma carga horária de 60 horas. Quem concluir a capacitação dentro das condições previstas pela ENDC, e for aprovado, vai receber certificado digital de conclusão de curso.
As cinco novas capacitações, também gratuitas, são destinadas a outros públicos, principalmente membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), formado pelos Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros órgãos.
“Sempre incentivamos e orientamos, principalmente os novos servidores de Procons, a participarem desses cursos. É uma oportunidade de ter um panorama geral do que vem sendo discutido em âmbito nacional, mas principalmente uma aprendizagem para que possam captar os conceitos básicos do Direitos do Consumidor”, orienta a coordenadora de Educação para o Consumo e Relacionamento com os Municípios, Cristiane Vaz.
Os novos cursos tratam de diferentes temas, entre eles: elaboração de projetos, conceitos dos crimes contra as relações de consumo, funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e seus produtos, direito de acesso às informações.
-
POLICIAL6 minutos atrás
NOTA DE FALECIMENTO – Investigador aposentado Guilherme Afonso Borges
-
POLICIAL6 minutos atrás
Policiais que atuam na região de fronteira realizam treinamento de ações de Segurança
-
Esportes6 minutos atrás
Piá do Couto está de volta ao time do Coritiba
-
Esportes6 minutos atrás
América se reapresenta e busca aproveitar preparação para a 3ª rodada do estadual
-
MATO GROSSO6 minutos atrás
Escola Nacional do Consumidor prorroga prazos de cursos destinados ao consumidor
-
POLÍTICA MT6 minutos atrás
Deputado realiza treinamento on-line com vereadores da região oeste
-
ENTRETENIMENTO35 minutos atrás
Famosos “cancelam” Sarah após sister declarar que gosta de Bolsonaro
-
ENTRETENIMENTO35 minutos atrás
Meghan Markle diz que é “libertador” poder tomar as próprias decisões