conecte-se conosco


CIDADES

ROSÁRIO OESTE: Pequenos produtores do Distrito de Bauxí aprendem a cultivar hortaliças de fruto

Publicados

em

Apesar do clima seco tornar Mato Grosso uma região atrativa para o cultivo de hortaliças de fruto, o estado ainda possui uma produção restrita. No distrito de Bauxí, município de Rosário Oeste, pequenos produtores buscaram por capacitação para melhorar a produção e revenda de tomate, jiló dentre outras hortaliças de fruto produzidas para consumo próprio e revenda a pequenos mercados da região.

O treinamento ofertado foi o de produção de tomate, pimentão, pimenta berinjela e jiló realizado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural. O morador Ademir Kwiecinski foi em busca de conhecimento. “Tive o interesse de conhecer novas técnicas e aperfeiçoar meus conhecimentos para produzir essas variedades de hortaliças em minha propriedade”.

Kwiecinski conta que a região é bem carente de orientação e que os cursos do Senar-MT surgem para preencher essa ausência. “Nossa região é precária em atendimento técnico. O curso esclareceu muitas dúvidas e me motivou a produzir de forma correta”.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Cleonir Andrade Faria Júnior, o cultivo dessas culturas sob ambiente protegido é o mais adequado para a rentabilidade da produção. “Além de controlar a sazonalidade de preço das hortaliças, o cultivo coberto ajuda a manter o abastecimento durante todo ano”.

Leia Também:  Prefeitura de Rosário Oeste recebe ensiladeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

O instrutor lembra ainda que essa forma de cultivo necessita de um investimento um pouco maior, mas que garante a alta produtividade. “Com a estufa, o produtor consegue ter um maior controle sobre pragas e doenças e permite a produção durante um longo período. O cultivo a campo aberto também é viável, mas exige do produtor uma maior atenção quanto à época certa de plantio”.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento tem em seu conteúdo programático preparação o solo, a produção de mudas, tratos culturais e adubação para as culturas do tomate, pimentão, pimenta berinjela e jiló.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Homem foi preso com arma na comunidade de Cedral em Rosário Oeste

Suspeito de 45 anos foi detido com arma e munições após dizer para a polícia que iria caçar

Publicados

em

Por

Por Página 1

No último dia 29/06/2022, por volta das 16 horas, policiais da Patrulha Rural Georreferenciada do 7º BPM de Rosário Oeste faziam rondas pela comunidade do Cedral quando avistaram uma pessoa do sexo masculino transitando em uma motocicleta pela estrada principal daquela comunidade rural e ao perceber a aproximação da viatura de polícia demonstrou certo nervosismo.

O veículo foi parado pelos policias e durante a busca na mochila do condutor foi encontrado uma arma de fogo tipo espingarda calibre 32, 02 ( duas ) munições intactas e alguns pertences.

O homem disse aos militares que estaria indo caçar, mas ao ser indagado sobre o documento de registro da referida arma o mesmo respondeu que não possuía.

O Homem de 45 anos, identificado pelas iniciais B.T.A.C. foi detido e encaminhado para a Delegacia junto com a arma e as munições que foram apreendidas.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Começaram em Rosário Oeste as oficinas do projeto "Inovando a Cultura Rosariense por meio do Hip Hop"
Continue lendo

CIDADES

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Add this code where the ad should appear:
Add this code before the tag: