CIDADES
ROSÁRIO OESTE: Pequenos produtores do Distrito de Bauxí aprendem a cultivar hortaliças de fruto

Apesar do clima seco tornar Mato Grosso uma região atrativa para o cultivo de hortaliças de fruto, o estado ainda possui uma produção restrita. No distrito de Bauxí, município de Rosário Oeste, pequenos produtores buscaram por capacitação para melhorar a produção e revenda de tomate, jiló dentre outras hortaliças de fruto produzidas para consumo próprio e revenda a pequenos mercados da região.
O treinamento ofertado foi o de produção de tomate, pimentão, pimenta berinjela e jiló realizado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural. O morador Ademir Kwiecinski foi em busca de conhecimento. “Tive o interesse de conhecer novas técnicas e aperfeiçoar meus conhecimentos para produzir essas variedades de hortaliças em minha propriedade”.
Kwiecinski conta que a região é bem carente de orientação e que os cursos do Senar-MT surgem para preencher essa ausência. “Nossa região é precária em atendimento técnico. O curso esclareceu muitas dúvidas e me motivou a produzir de forma correta”.
Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Cleonir Andrade Faria Júnior, o cultivo dessas culturas sob ambiente protegido é o mais adequado para a rentabilidade da produção. “Além de controlar a sazonalidade de preço das hortaliças, o cultivo coberto ajuda a manter o abastecimento durante todo ano”.
O instrutor lembra ainda que essa forma de cultivo necessita de um investimento um pouco maior, mas que garante a alta produtividade. “Com a estufa, o produtor consegue ter um maior controle sobre pragas e doenças e permite a produção durante um longo período. O cultivo a campo aberto também é viável, mas exige do produtor uma maior atenção quanto à época certa de plantio”.
Com carga horária de 40 horas, o treinamento tem em seu conteúdo programático preparação o solo, a produção de mudas, tratos culturais e adubação para as culturas do tomate, pimentão, pimenta berinjela e jiló.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

CIDADES
Homem foi preso com arma na comunidade de Cedral em Rosário Oeste
Suspeito de 45 anos foi detido com arma e munições após dizer para a polícia que iria caçar

Por Página 1
No último dia 29/06/2022, por volta das 16 horas, policiais da Patrulha Rural Georreferenciada do 7º BPM de Rosário Oeste faziam rondas pela comunidade do Cedral quando avistaram uma pessoa do sexo masculino transitando em uma motocicleta pela estrada principal daquela comunidade rural e ao perceber a aproximação da viatura de polícia demonstrou certo nervosismo.
O veículo foi parado pelos policias e durante a busca na mochila do condutor foi encontrado uma arma de fogo tipo espingarda calibre 32, 02 ( duas ) munições intactas e alguns pertences.
O homem disse aos militares que estaria indo caçar, mas ao ser indagado sobre o documento de registro da referida arma o mesmo respondeu que não possuía.
O Homem de 45 anos, identificado pelas iniciais B.T.A.C. foi detido e encaminhado para a Delegacia junto com a arma e as munições que foram apreendidas.
-
CIDADES1 ano atrás
VEJA O VÍDEO: Mulher flagra traição e bate na amante e no parceiro em Diamantino
-
NACIONAL9 meses atrás
Mulher tem cabeça brutalmente esmagada com martelo e tribunal do crime filma tudo; cenas fortes
-
NACIONAL7 meses atrás
BIZARRO: Sapo que entrou em vagina de mulher enquanto ela dormia é removido
-
NACIONAL11 meses atrás
VÍDEO: Homem flagra mulher com outro e a mata com mais de 30 facadas
-
ROSÁRIO OESTE1 ano atrás
Juliana Presentes tem o presente ideal para você presentear
-
POLICIAL1 ano atrás
Tribunal do Crime atira na cabeça de ladrão que obrigou marido ver esposa sendo estuprada; VÍDEO FORTE
-
Geral2 anos atrás
A árbitra Edna Alves Batista, de Goioerê “FIFA” vai apitar o amistoso entre os masters de Brasil e Itália
-
CIDADES2 anos atrás
Mulher é atropelada por caminhão-pipa e morre em Barra do Bugres