POLÍTICA MT
Resolução proposta por Wilson Santos cria a Comissão Permanente do Pantanal na ALMT

Deputado Wilson Santos propôs a Comissão Permanente do Pantanal na ALMT
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do Projeto de Resolução 01/2021, que cria na Assembleia Legislativa a Comissão Permanente do Pantanal Mato-grossense.
A proposta visa patrocinar discussões e mobilizar a sociedade para debater alternativas que viabilizem o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Pantanal.
Entre os objetivos ainda está reunir profissionais conceituados e de renome das diferentes áreas de conhecimento, para discussões técnicas, científicas e políticas que resultem na formulação de sugestões e medidas capazes de contribuir para a superação dos entraves/problemas e construção do processo de desenvolvimento da região.
Também se propõe a discutir o Programa BID Pantanal e outros que tratem do desenvolvimento sustentável do Pantanal.
O parlamentar justifica a necessidade da comissão permanente por conta do aumento do índice de queimadas nos últimos anos que tem devastado a região.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019.
Considerando o período de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 4660 focos de incêndio; em 2020, foram registrados 14.489 focos. Até então, o recorde era de 12.536 focos de incêndio, no ano de 2015, fato esse superado nos sete primeiros meses de 2020.
“A devastação do Pantanal provocada pelas queimadas leva à necessidade de criar uma comissão permanente para discutir a formulação de políticas públicas que possam se converter em investimento pelo Poder Executivo. Os resultados positivos serão alcançados ouvindo especialistas do setor e segmentos da sociedade”, explica Wilson Santos.
A tramitação do Projeto de Resolução 01/2021 pode ser acompanhada aqui.

POLÍTICA MT
PL propõe local de apoio para trabalhador por aplicativos

PL de Elizeu Nascimento foi apresentado em sessão plenária da ALMT
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
Os motoristas e entregadores por aplicativos que atuam Mato Grosso poderão ter pontos de apoio com banheiro, chuveiros, vestiários, refeitório, além de sala para descanso com acesso à internet sem fio e estacionamento de motocicletas e bicicletas.
É o que propõe o Projeto de Lei (PL) nº 25/2021, de autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), que prevê uma parceria público-privada (PPP) entre o governo do estado e empresas que atuam na área.
O texto diz que caberá às empresas devidamente autorizadas, conforme legislação sobre o assunto, e interessadas na parceria, a construção, manutenção e garantia de funcionamento dos postos de apoio.
Na justificativa, a matéria avalia que os serviços de transporte e entrega têm aumentado no Brasil, significando uma alternativa para o desemprego e uma fonte de sustento de milhares de famílias.
Sabe-se que a informalidade contribuiu para a diminuição do desemprego no país e a retirada de indivíduos da situação de pobreza. Grandes marcas como Uber, 99 e Ifood, pioneiras nos respectivos ramos aqui no Brasil, tornaram-se símbolo da possibilidade de trabalho para muitos que estavam na ociosidade, não restando qualquer dúvida que estas e outras empresas foram fundamentais para a criação de postos de trabalho. “Por esse motivo, vejo a necessidade de avanço em algumas áreas relacionadas a estas categorias. Uma delas é justamente a questão humanitária desses trabalhadores, uma vez que a grande maioria destes passam muitas horas nas ruas, sem ter um lugar de repouso ou mesmo um simples banheiro para utilizar”, justificou Elizeu Nascimento.
-
POLÍTICA MT12 minutos atrás
PL propõe local de apoio para trabalhador por aplicativos
-
POLÍTICA MT38 minutos atrás
Indicação de Faissal cobra limpeza de corixos da região do Pantanal
-
ENTRETENIMENTO38 minutos atrás
Ronan Souza proíbe a mãe de Pocah de ver a neta, diz jornal
-
ENTRETENIMENTO2 horas atrás
Filho de Maurício de Sousa conta que perdeu seguidores por post com o marido
-
ENTRETENIMENTO2 horas atrás
Paula Thomaz, que matou a filha de Gloria Perez, abre queixa contra a autora
-
ENTRETENIMENTO2 horas atrás
TBT do amor: Narcisa Tamborindeguy já foi casada com Boninho, diretor do BBB
-
CIDADES2 horas atrás
Adolescente foi deito pela PM e Conselho Tutelar após realizar furto em Acorizal
-
CIDADES3 horas atrás
Policial militar agride jovem por empinar bicicleta em cidade de MT; veja vídeo