MATO GROSSO
Residência artística com fotógrafa e artista visual de Florianópolis abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o “Insights: residência de fotografia artística”, que será realizado de forma gratuita e online tendo como público alvo pessoas com conhecimentos básicos e intermediários em fotografia e que morem em Mato Grosso. A residência será conduzida pela artista visual e fotógrafa de Florianópolis, Lilian Barbon.
O projeto é uma realização da Oyá Produções que foi contemplado no edital MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (25.01), por meio do formulário https://bityli.com/5amgn. A residência será realizada nos meses de fevereiro e março com encontros coletivos e individuais realizados pela internet.
De acordo com Lilian Barbon, a residência artística tem como objetivo a sensibilização do olhar dos participantes, com o intuito de fazer emergir em cada um deles, seu traço particular, sua poética artística.
“Após diversos encontros sobre processos criativos, curadoria e criação de ensaios fotográficos, sempre enfocando a fotografia dentro do circuito das artes visuais, cada participante desenvolverá seu projeto individual, sendo orientado desde o início no desenvolvimento de sua pesquisa e em seu processo de trabalho”, comenta Lilian.
Para Amaury Santos, fotógrafo e produtor do projeto, a iniciativa dará oportunidade para fotógrafos de todo o estado. “Os participantes poderão desenvolver o seu olhar e começar a produzir esse tipo de fotografia em Mato Grosso, contribuindo com o desenvolvimento do cenário artístico e cultural do estado”.
Não é necessário ter equipamentos fotográficos profissionais para participar do projeto. Os alunos poderão utilizar até mesmo os seus smartphones, e durante a residência eles desenvolverão ensaios fotográficos artísticos que serão publicados em um e-book e farão parte de uma exposição fotográfica presencial, que será realizada em abril.
Serviço
Residência de Fotografia Artística Online
Quando: fevereiro e março
Onde: online
Inscrições: de 19 a 25/01, gratuitas e limitadas – https://bityli.com/5amgn
Informações: [email protected] e instagram @projetoinsightsmt

MATO GROSSO
Projeto Mulheres na Roda de Samba dá visibilidade a cantoras e musicistas de Cuiabá

A mulher está onde ela quiser. E elas estão, como nunca, no samba. Produtoras, instrumentistas, cantoras, compositoras, tirando som na palma da mão, sensíveis e fortes, politizadas e empoderadas. Neste cenário é que nasceu o projeto cultural Mulheres na Roda de Samba, selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Com o objetivo de valorizar e dar visibilidade às sambistas de Cuiabá, o projeto iniciou suas atividades com a divulgação da trajetória dessas mulheres pelas redes sociais. A roda de samba deve ocorrer até abril, conforme possibilidades, de acordo com a pandemia em Mato Grosso, mas enquanto isso, o público vai conhecendo quem são as mulheres que têm o samba correndo na veia pelas páginas do instagram e facebook @mulheresnosambacba.
Cantoras, compositoras e instrumentistas integram o projeto coordenado por Luanda Taiana e Liliane Nascimento. Pelas redes sociais, e em breve no evento, o projeto destaca as artistas Deize Águena, Sandra Regina, Fadia Ravilã, Larissa Paddilha, Josita Priante, Bia Boreo, Rita Cassia, Mariana Borealis, Andréa Rosa Oliveira, Ju Grisólia, Juma Yara, Bia Scaff, Kalinca Nunes, Mônica Campos e Aninha.
A iniciativa foi inspirada no 2º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, realizado em 2019 e que contou com a participação de Cuiabá pela primeira vez. Com realização simultânea em 23 estados brasileiros e quatro países, o encontrou propiciou a integração e visibilidade de sambistas femininas no cenário nacional.
“A partir desse evento nacional, entendemos que deveríamos criar um projeto nosso, um evento para ser símbolo de luta e resistência das mulheres em um mercado que ainda impera o sexo masculino, e do resgate das mulheres no samba”, explica Liliane Nascimento.
Ao justificar a importância do projeto no contexto social, a produtora cultural Luanda Taiana relembra que a segregação de gênero ainda é registrada nas rodas de samba e no universo do gênero musical.
“Este projeto visa valorizar, fortalecer e divulgar para o público a força das mulheres que sempre estiveram presentes nas rodas de samba, porém nunca tiveram visibilidade e reconhecimento como sambistas”.
Além do show musical Mulheres na roda de samba, as coordenadoras do projeto são idealizadoras e realizadoras do tradicional evento ‘Samba das Pretas’ e coordenaram o 2º Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba na capital mato-grossense.
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT28 minutos atrás
MP denuncia homem que atropelou vítima e fugiu com corpo preso ao carro
-
POLICIAL28 minutos atrás
Delegacia de Colíder inaugura Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher
-
POLICIAL28 minutos atrás
Polícia Civil prende traficante apontado como autor de tentativa de homicídio em Poconé
-
MATO GROSSO1 hora atrás
Projeto Mulheres na Roda de Samba dá visibilidade a cantoras e musicistas de Cuiabá
-
ENTRETENIMENTO1 hora atrás
Enzo Celulari se declara para Bruna Marquezine: “Te amo”
-
POLICIAL2 horas atrás
Polícia Civil prende em flagrante assaltante envolvido em roubo em supermercado em Várzea Grande
-
POLICIAL2 horas atrás
Dupla é presa com maconha escondida em embalagem de bebida alcoólica na capital
-
POLICIAL2 horas atrás
Policiais da Rotam apreendem 45 porções de maconha no Praeiro