conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Presidente da comissão de educação da AL diz que não há condições sanitárias para o retorno às aulas em MT

Redação

Publicados

em


O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdir Barranco (PT), disse à imprensa, que não vê condições de retomada das aulas presencias no estado antes da vacinação contra a covid-19, como prevê o governo do estado para o dia 8 de fevereiro.

Barranco afirmou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deveria ter feito um controle efetivo da curva epidemiológica em todos os municípios para garantir segurança sanitária e o retorno das aulas naqueles onde “não houve avanço efetivo da doença”.

“Se eles tivessem feito isto, as aulas já poderiam ter retornado em algumas cidades. Mas o trabalho não foi feito. Hoje, não há mente sã que possa conceber aulas presenciais, de forma geral, enquanto não tivermos a vacina”, explicou.

O parlamentar lembrou que o país está longe do início da vacinação em massa contra a covid-19. Segundo ele, a Índia, país que deveria entregar as primeiras doses do imunizante ao Brasil, proibiu, em 5 de janeiro, a comercialização do produto.

Leia Também:  Xuxu Dal Molin cobra aquisição de patrulhas mecanizadas para recuperação de estradas de MT

“São eles que produzem os lotes da AstraZeneca que viriam pra o Brasil. Portanto, enquanto não tivermos as duas doses da vacina disponíveis aos brasileiros não temos com ter aulas 100% presenciais, tampouco de forma híbrida com alguns alunos em sala de aula e outros com participação remota.” “Cabe ao governador Mauro Mendes, através da Secretaria de Saúde, buscar um contrato com os laboratórios produtores da vacina para que possamos tê-la, já que nacionalmente não a teremos tão cedo, porque o presidente Bolsonaro nos nega a vacina, a compra do imunizante pelo estado. Só assim teremos segurança sanitária para o retorno às aulas em todo o estado”, concluiu o parlamentar.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado

Redação

Publicados

em

Por


O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com representantes do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos-MT), que solicitaram apoio para assegurar a sobrevivência do setor, fortemente afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A reunião foi articulada pelo deputado Carlos Avalone (PSDB), que preside o Observatório Socioeconômico da ALMT.

Conforme a presidente do Sindieventos, Alcimar Moretti, mais de 5.200 empresas filiadas ao sindicato foram prejudicadas por conta das medidas restritivas adotadas durante os 11 meses de pandemia.  “O nosso setor é o único que foi 100% afetado e nós viemos buscar o apoio da Assembleia Legislativa. Estamos sem faturamento, demitimos funcionários. Nós movimentamos 53 segmentos da economia e precisamos ser ouvidos”.

Diante da situação, o sindicato pede que haja flexibilização das regras estabelecidas pelo decreto nº 783/2021, publicado pelo governo do estado, e seja liberada a realização de determinados tipos de eventos que, segundo Moretti, não promovem aglomerações e nos quais podem ser adotadas as medidas de biossegurança necessárias para evitar a disseminação da Covid-19. 

Leia Também:  Emendas de deputada auxiliam na saúde de São Félix, Pedra Preta e Conquista D’Oeste

“Há muitos eventos possíveis de serem controlados, como os corporativos e as feiras técnicas e agropecuárias, que são realizadas em locais abertos, com distanciamento entre os stands e pouca circulação de pessoas”, salientou.

O sindicato solicita ainda a isenção do IPVA de 2021 dos veículos das empresas com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do setor; a realização de licitações para o setor por lotes e de acordo com o segmento; a flexibilização, em razão da pandemia, das dívidas com entes públicos; o adiamento da publicação no Diário Oficial da lei do FUNDES até que sejam liquidados os 37 financiamentos que estão em fase final; e a ampliação dos prazos para pagamento de financiamentos anteriormente contratados.

O deputado Eduardo Botelho afirmou que buscará diálogo junto ao governo do estado para amenizar as dificuldades enfrentadas pelo setor. “Vamos trabalhar em todos os sentidos para ajudá-los, porque a situação deles é muito complicada. Vamos levar a discussão ao governo do estado e solicitar a possível liberação de eventos controlados, onde possam ser adotadas medidas de segurança sanitária. Acho que pode haver ajustes no decreto”.

Leia Também:  Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado

Carlos Avalone também reforçou a importância da flexibilização das medidas. “Os eventos técnicos que acontecem no interior, como feiras agropecuárias, antes eram shows, mas hoje não são mais. São feitos com distanciamento. Podemos separar esse tipo de coisa no decreto. Precisamos separar o que é festa e o que é evento que possa ter garantia de segurança. Temos que voltar a uma certa normalidade e garantindo a saúde de todos, o que é mais importante”.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES18 horas atrás

Presidente da Câmara Rosário Oeste solicita prorrogação na inscrição do Processo Seletivo da Educação.

Por entender a necessidade dos candidatos, o Presidente da Câmara Municipal de Rosário Oeste Amilson Cláudio (Amilson da Distribuidora) (Solidariedade),...

CIDADES18 horas atrás

Cavalaria da Polícia Militar recupera veículo furtado em fazenda de Diamantino

COMENTE ABAIXO: Leia Também:  Contribuintes questionam cobrança da taxa de licenciamento

CIDADES22 horas atrás

Quintas feiras serão exclusivas para atendimento ao público na prefeitura de Rosário Oeste

O Prefeito de Rosário Oeste Alex Berto vai dedicar as quintas feiras de todas as semanas de seu mandato para...

CIDADES22 horas atrás

Idosos do Abrigo Santo Antônio foram vacinados contra a covid-19 em Rosário Oeste

Na última sexta-feira (23/01/2021), a Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Assistência...

CIDADES23 horas atrás

Câmara de Rosário Oeste se filia à UCMMAT

O presidente da Câmara de Rosário Oeste, vereador Amilson da Distribuidora (SOLIDARIEDADE), recebeu a visita do presidente da UCMMAT (União...

CIDADES1 dia atrás

NOBRES: Família foi feita refém e pertences foram roubados de propriedade rural

Policiais militares do município de Nobres foram chamados via 190 no último dia 25/01/2021, por volta das 23 horas, para...

CIDADES1 dia atrás

Autódromo internacional construído próximo a Estrada da Guia deverá abrigar shows e mira Fórmula Indy

O governo de Mato Grosso definiu a área onde será construído o Autódromo Internacional de Mato Grosso. A área pertence...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA