CIDADES
Plantio de coco é opção promissora para produtores de Rosário Oeste, Nobres e região

O coco vem ganhando novas regiões de cultivo. Produtores do Sudeste e Centro-Oeste do país estão explorando a cultura para produção de água de coco. Instrutor credenciado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Rafael Reginato Ávila diz que o plantio da fruta tem um grande potencial de exploração.
“A cultura apresenta uma grande diversidade nas formas de comercialização. O coco é aproveitado de forma industrial através da extração do óleo utilizado na produção de cosméticos, produtos de limpeza, higiene e medicamentos. In natura, com o consumo da água e na utilização no preparo de doces e também para confecção de objetos através de sua casca fibrosa”.
Ávila informa ainda que existem três principais variedades de cultivo. “O produtor pode escolher entre gigante, anã e híbrida. É importante que ele se atente aos critérios específicos como estudo do mercado local, potencial produtivo da área e necessidades do público-alvo e também se sua propriedade rural atende as necessidades da cultura como solo, clima e questões hídricas.”
O treinamento ofertado pelo Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, tem 40 horas. O objetivo é ensinar os participantes a fazer o cultivo do coco para consumo, processamento e comercialização, utilizando práticas atuais e de diferentes níveis tecnológicos de produção.
Ingrid Weber, 50 anos, moradora do município de Nobres, aproveitou o curso do Sindicato Rural de Rosário Oeste para aprender um pouco mais sobre a cultura. “Além de me interessar bastante pelo cultivo, achei uma boa oportunidade de aprendizado para investir nesse tipo de produção, que ainda falta em nossa cidade.”
A artesã acrescenta que, através do conhecimento obtido no treinamento, pretende realizar seu próprio plantio, além de repassar as informações para vizinhos e familiares. “Em nosso município, necessitamos muito de treinamentos voltados ao cultivo de culturas, até para investirmos mais na agricultura local. Vou fazer meu próprio plantio e repassar o aprendizado aos meus filhos e netos. Caso algum vizinho precise de informações, irei auxiliar também.”

CIDADES
Acorizal recebe R$ 100 mil de emenda da deputada Rosa Neide para assistência social
Ela ressaltou que encaminhou a emenda atendendo ao pedido da militância do PT local.

Assessoria
O município de Acorizal recebeu R$ 100 mil de emenda da deputada federal Professora Rosa Neide (PT). O recurso foi depositado na conta da prefeitura em 22 de junho. A verba é para compra de um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Professora Rosa Neide destacou ser motivo de orgulho poder destinar recursos federais para investimentos nos municípios de Mato Grosso. Ela ressaltou que encaminhou a emenda atendendo ao pedido da militância do PT local.
“As companheiras e companheiros do PT de Acorizal solicitaram a emenda e fiz a indicação. Que esse veículo possa auxiliar nos trabalhos da Secretaria junto à população da zona urbana e rural. Tenho compromisso de enquanto estiver como deputada, seguir apoiando o município”, disse Rosa Neide.
-
CIDADES1 ano atrás
VEJA O VÍDEO: Mulher flagra traição e bate na amante e no parceiro em Diamantino
-
NACIONAL9 meses atrás
Mulher tem cabeça brutalmente esmagada com martelo e tribunal do crime filma tudo; cenas fortes
-
NACIONAL7 meses atrás
BIZARRO: Sapo que entrou em vagina de mulher enquanto ela dormia é removido
-
NACIONAL11 meses atrás
VÍDEO: Homem flagra mulher com outro e a mata com mais de 30 facadas
-
ROSÁRIO OESTE1 ano atrás
Juliana Presentes tem o presente ideal para você presentear
-
POLICIAL1 ano atrás
Tribunal do Crime atira na cabeça de ladrão que obrigou marido ver esposa sendo estuprada; VÍDEO FORTE
-
Geral2 anos atrás
A árbitra Edna Alves Batista, de Goioerê “FIFA” vai apitar o amistoso entre os masters de Brasil e Itália
-
CIDADES2 anos atrás
Mulher é atropelada por caminhão-pipa e morre em Barra do Bugres