NACIONAL
Petrobras convoca acionistas para eleição de novos conselheiros
Assembleia vai avaliar nomes indicados pelo governo; dois deles foram rejeitados pelo atual colegiado da estatal

Agência O Globo / IG
A Petrobras convocou seus acionistas para a Assembleia Geral Extraordinária que vai eleger novos membros do Conselho de administração da companhia. A assembleia, que será realizada online, foi marcada para o dia 19 de agosto.
A assembleia deverá eleger oito dos 11 membros e o presidente do conselho. Três outros membros atuais do conselho não poderão ser substituídos na reunião de agosto.
O governo, que é o acionista majoritário da estatal, propôs oito candidatos. Dois já têm assentos: Márcio Weber e Ruy Schneider. E outros dois tiveram seu nome rejeitado em reunião anterior do atual Conselho de Administração, mas ainda assim o governo decidiu submetê-los à apreciação dos acionistas.
Os indicados pelo presidente Jair Bolsonaro que tiveram seus nomes questionados foram o atual secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro; e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano de Alencar.
Esses dois nomes foram rejeitados por unanimidade em reunião realizada pelo Conselho de Administração no dia 18 de julho, seguindo recomendação do Comitê de Elegibilidade (Coleg), instância da estatal que avalia se as indicações estão de acordo com as diretrizes de governança da companhia.

NACIONAL
Como se prevenir da Varíola dos macacos?
A varíola dos macacos têm assustado as pessoas ao redor do mundo. Hoje vamos entender de fato o que é a doença, como ela se manifesta e quais são as ações de prevenção.

A varíola dos macacos teve seu primeiro caso humano registrado em 1970. Ela foi descoberta em 1958 depois de dois surtos atingirem macacos mantidos em laboratórios para pesquisas. Erradicada nos anos 1980, teve seus programas de vacinação descontinuados. Mas agora, com o novo surto em humanos, tem potencial para causar pânico.
Depois de dois anos de pandemia, o surto da doença acende ainda mais alertas na sociedade. O medo de um novo lockdown e a falta de vacinas são pontos já conhecidos, mas nem por isso deixam de ser preocupantes.
Diante do anúncio de casos suspeitos no Oeste catarinense e no Ceará (e de outro suspeito possível no Rio Grande do Sul), o melhor aliado nesse momento não é o pânico: é a prevenção.
Medidas preventivas
Felizmente, os aprendizados com a Covid-19 podem dar uma boa base de como se proteger desse novo vírus. Entre as medidas preventivas estão:
- Higienização das mãos com água e sabão
- Uso de álcool gel
- Utilização de máscaras
- Distanciamento social
- Evitar contato com lesões infectadas
- Evitar contato pele a pele
Transmissão
E já que o assunto é prevenção, vale a pena voltar a substituir o abraço de boas-vindas por um aceno para evitar o contato. Isso porque a transmissão entre pessoas pode ocorrer através:
- Do contato direto com fluidos corporais como secreções respiratórias, saliva, sangue, pus, feridas ou durante o ato sexual
- De pessoa para pessoa através do beijo, abraço ou toque em partes do corpo com feridas
- Por materiais contaminados como roupas ou lençóis
- Da mãe para o feto através da placenta
- Da mãe para o bebê durante ou após o parto
Comunidade LGBTQIA+
O risco de exposição à varíola dos macacos não é exclusivo da comunidade LGBTQIA+.
Esta ideia se disseminou porque se acredita que o surto na Espanha tenha se concentrado em grupos de homens homossexuais que compareceram a uma ou mais festas em que houve exposição ao vírus. Entretanto, não há razão para estigmatizar a questão com um rótulo que lembra todo preconceito e medo do auge do HIV.
Sintomas
- Dor de cabeça
- Febre e calafrios
- Dores musculares
- Feridas na pele
- Inflamação nos gânglios linfáticos
- Esgotamento
De acordo com o Instituto Butantan, as lesões na pele se desenvolvem inicialmente no rosto antes de se espalhar pelo corpo. Elas são parecidas com catapora ou sífilis até formarem uma crosta que cairá mais tarde.
Os sintomas podem ser leves e passar desapercebidos ou então mais graves, com doloridas lesões com pus. Já o período de incubação varia de seis a 13 dias, em média.
Pessoas infectadas devem ficar em isolamento e observação por 21 dias.
Quem está em maior risco?
O risco de contaminação existe conforme novos casos surgem, especialmente se o isolamento for comprometido. De modo geral, o grupo de risco inclui pessoas imunocomprometidas (soropositivos, pacientes com câncer, receptores de transplante de órgãos e outros que fazem uso de remédios imunossupressores), gestantes, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas.
-
VARIEDADES4 dias atrás
Mulher Melão quer colocar os seios no seguro: “Meu corpo é de milhões”
-
VARIEDADES3 dias atrás
Cenas de sexo em Verdades Secretas 2 causam conflito na Globo
-
CIDADES5 dias atrás
VÍDEOS: Vereadora petista defende roubo como pequeno delito
-
POLICIAL2 dias atrás
VÍDEOS: Empresário desaparecido de Sinop é encontrado com a amante em pousada