conecte-se conosco


CIDADES

Pescadores e entidades fazem petição para que usinas não sejam instaladas em Rosário Oeste e região

Documento tem quase 900 assinaturas e deve ser encaminhado à Sema para impedir que seis novas usinas sejam instaladas em Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Várzea Grande e Cuiabá

Publicados

em

Fonte: G1-MT

Um grupo de pescadores e entidades ligadas ao meio ambiente fizeram uma petição para impedir que seis novas usinas sejam instaladas em Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Várzea Grande e Cuiabá. O documento tem quase 900 assinaturas e deve ser encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no final da campanha.

O G1 entrou em contato com a Sema, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Os licenciamentos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) estão em análise na secretaria.

Segundo o Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), a campanha ‘Rio Cuiabá livre’ tem o objetivo de impedir a aprovação.

As entidades afirmam que as usinas Angatu I, Angatu II, Iratambé I, Iratambé II, Guapira II, e Perudá, planejadas para funcionarem na parte média do Rio Cuiabá, poderão causar impactos irreversíveis para as comunidades ribeirinhas e urbanas, para o ecossistema, caracterizado por espécies de peixes migratórios e, ainda, influenciar diretamente o Pantanal.

“A Lei Nacional de Recurso Hídrico diz que as águas são de uso múltiplo, para todos os usuários da bacia. Não é interessante um único usuário do setor hidrelétrico ficar com todo o potencial da bacia para ele, em detrimento de uma única atividade, causando problema para todos os demais usuários”, diz a bióloga envolvida no projeto, Luciana Ferraz.

Leia Também:  Polícia Civil de Rosário Oeste prendeu homem que ajudou arrancar coração de faccionado no lixão da cidade

Os rios Cuiabá e São Lourenço fazem parte da Bacia do Alto Paraguai, formadora do Pantanal. Neste ano, a Agência Nacional das Águas (ANA) mapeou em vermelho uma área onde ocorreu uma significativa alteração hidrológica e de qualidade da água, já que a implantação de empreendimentos hidrelétricos traria conflitos locais ou regionais.

Um exemplo disso, segundo a Formad, foi a redução da produtividade dos peixes nos ecossistemas e, consequentemente, prejuízo econômico e cultural para a pesca profissional, turística ou difusa, a ocasional.

PCHs desviariam todo o curso do rio no Médio Cuiabá — Foto: Walter Collischonn/UFRGS

PCHs desviariam todo o curso do rio no Médio Cuiabá — Foto: Walter Collischonn/UFRGS

Área em vermelho foi identificada pela Agência Nacional das Águas como significativa para alteração hidrológica e de qualidade da água — Foto: Reprodução

Área em vermelho foi identificada pela Agência Nacional das Águas como significativa para alteração hidrológica e de qualidade da água — Foto: Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Polícia Civil identifica acusados de espancarem PM até a morte em Várzea Grande-MT

Roberto Rodrigues de Souza discutiu com dois homens em uma distribuidora em Várzea Grande e morreu após ser espancado por eles.

Publicados

em

Por

Por João Aguiar / RepórterMT

A Polícia Civil identificou dois suspeitos de espancarem e matarem o soldado da Polícia Militar Roberto Rodrigues de Souza, 31, na noite de domingo (25), em uma conveniência em Várzea Grande, foram identificados pela Polícia Civil como: Wesdra Victor Galvão de Souza, 29 anos, e Alan Schuller, 27.

De acordo com informações, as equipes da Polícia Civil ainda estão em diligências para localizar os dois suspeitos de envolvimento no crime. Até o momento, nenhum deles foi preso.

Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o crime. Duas mulheres ainda tentaram intervir nas agressões, mas não conseguiram. Após o crime, os dois saíram em um Gol preto e em um Onix prata.

A Polícia Militar foi até o local e encontrou o soldado no chão. A esposa da vítima relatou que os dois estavam voltando para casa, quando pararam no local para usar o banheiro.

A mulher, que continuou no carro, estranhou a demora do policial, desceu do veículo e foi procurar o marido. Ela o encontrou caído no chão e foi informada por um funcionário de que dois bandidos o espancaram com socos e chutes.

Leia Também:  NOBRES: Dois são detidos no Jardim Petrópolis por briga familiar

Uma testemunha contou também que quando o soldado estava no banheiro, ele acabou se desentendendo com um dos bandidos e começou a pancadaria.

O soldado foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Várzea Grande, mas quando chegou à unidade já estava morto.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES5 minutos atrás

Polícia Civil identifica acusados de espancarem PM até a morte em Várzea Grande-MT

Roberto Rodrigues de Souza discutiu com dois homens em uma distribuidora em Várzea Grande e morreu após ser espancado por...

CIDADES6 horas atrás

Falta de certidões impede Acorizal de receber recursos

Inadimplência pode fazer com que salários não sejam pagos em Acorizal

ROSÁRIO OESTE6 horas atrás

Rosário Oeste vai avaliar retorno das aulas do Estado para depois iniciar as aulas da rede municipal

Assessoria Foi essa a decisão tomada pelos integrantes do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19 de Rosário Oeste em reunião...

CIDADES12 horas atrás

Após roubarem e espancarem motorista, menores assaltaram relojoaria em Nova Olímpia

Fonte: Bem Notícias Os menores que roubaram o carro de uma motorista de aplicativo em Tangará da Serra, espancaram e...

POLICIAL12 horas atrás

Homem foi esfaqueado pelo amigo durante partida de futebol em Rosário Oeste

Por Nobres Notícias Um homem foi esfaqueado na tarde deste domingo (25), em uma chácara próximo à comunidade Novo Horizonte...

CIDADES12 horas atrás

NOBRES: Jovem passa mal em tabacaria no Jardim Petrópolis

Por Nobres Notícias Uma jovem passou mal em uma tabacaria no bairro Jardim Petrópolis na noite deste domingo (25) em...

ROSÁRIO OESTE1 dia atrás

Conheça as cachoeiras do Bauxi em Rosário Oeste

COMENTE ABAIXO: Leia Também:  Paciente agradece ao Prefeito e equipe do Hospital Municipal depois de passar por cirurgia

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA