A fase municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) tem início nesta segunda-feira (16), com o propósito de selecionar delegados nos 5.570 municípios brasileiros. Estes delegados participarão da etapa estadual da conferência, com o objetivo de debater os rumos do sistema de saúde pública.

Já na próxima quarta-feira (18), terão início os Encontros Estaduais de Saúde. Estes encontros servirão para promover a discussão dos temas centrais da conferência e analisar sua conexão com as necessidades e demandas de cada localidade.

As Conferências Nacionais de Saúde são realizadas a cada quatro anos e têm a função de estabelecer as prioridades para o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso abrange tanto as diretrizes gerais para investimentos quanto as estratégias para fortalecer o sistema, expandir o acesso e alinhar as expectativas da população com as capacidades dos gestores.

Leia Também:

A partir dessas conferências, podem surgir novas leis, oportunidades de colaboração entre usuários e profissionais de saúde, e direcionamentos para investimentos. Esses investimentos podem abranger desde o atendimento curativo e preventivo até o fomento à pesquisa, desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias em saúde.

"As conferências municipais de saúde são essenciais para garantir que as necessidades reais da população sejam ouvidas em suas comunidades, fortalecendo o controle social e auxiliando na formulação de políticas públicas", afirmou à Agência Brasil Fernanda Magano, presidente do Conselho Nacional de Saúde.

De acordo com Fernanda, os encontros municipais também se conectam com o planejamento orçamentário do financiamento da saúde, ao apontar as prioridades para a aplicação de recursos públicos no SUS:

"É a voz das comunidades se convertendo em políticas públicas. Nesse processo, as fases municipais representam o primeiro passo para a construção de uma Conferência Nacional de Saúde robusta, representativa e com resultados concretos."

A etapa municipal prossegue até o dia 4 de julho deste ano. As comissões designadas pelas secretarias de saúde são responsáveis por definir a data da conferência, notificar o Conselho Nacional de Saúde e conduzir os eventos.

O segundo semestre será dedicado ao envio e organização das propostas, além do credenciamento dos delegados e dos preparativos para as Conferências Estaduais e Distrital. Estas ocorrerão entre janeiro e abril de 2027. A 18ª Conferência Nacional está programada para julho de 2027, em Brasília (DF).

Eixos Temáticos

Na semana passada (11), o Conselho Nacional de Saúde validou um documento orientador que estabeleceu quatro eixos temáticos para o encontro. As propostas dos 5.570 municípios serão organizadas em torno desses eixos, buscando a construção de consensos e permitindo o debate sobre pontos de divergência. Os eixos são:

  • Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
  • Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
  • Desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde, abordando emergências climáticas e justiça socioambiental;
  • Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

Essa estrutura visa reduzir a repetição de discussões e facilitar a compreensão para o público em geral, uma vez que a seleção de delegados é tripartite, envolvendo gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

O objetivo é otimizar o tempo dos encontros, minimizando o impacto das diferenças de formação e experiência dos participantes, embora historicamente os delegados participem de conselhos ou fóruns de debate locais. Dessa forma, valorizam-se as diversas perspectivas e vivências, promovendo maior pluralidade e entendimento.

Encontros Estaduais e Conferências Livres

O primeiro encontro estadual terá lugar nesta quarta-feira, em Salvador. Ao todo, serão realizados pelo menos 13 eventos organizados pelo Ministério da Saúde, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais.

Embora não tenham a responsabilidade de formular propostas ou selecionar delegados, os eventos estaduais buscam capacitar os participantes para discussões mais focadas nos eixos temáticos e esclarecer a dinâmica da Conferência Nacional para os demais envolvidos.

Entre as atividades planejadas estão painéis temáticos e debates sobre a qualificação do controle social, o financiamento adequado do SUS e os modelos de atenção à saúde. A programação também inclui atrações culturais.

Confira os encontros agendados até o final de abril:

DataLocal
18 de marçoBahia
23 de marçoRio Grande do Norte
24 de marçoEspírito Santo
25 de marçoRio de Janeiro
27 de marçoSão Paulo
27 de marçoPiauí
30 de marçoRoraima
31 de marçoAlagoas
31 de marçoGoiás
10 de abrilRio Grande do Sul
14 de abrilCeará
29 de abrilParaná
30 de abrilSergipe
FONTE/CRÉDITOS: Guilherme Jerônymo – Repórter da Agência Brasil