Uma movimentação de presos registrada na noite desta terça-feira (24/03) mobilizou equipes da Polícia Militar no Centro de Ressocialização de Sorriso (MT). Cerca de 20 policiais foram acionados para dar apoio aos policiais penais na contenção da situação.

Com a chegada do reforço, os detentos foram controlados e a situação normalizada dentro da unidade. Durante o episódio, um preso sofreu ferimentos leves, mas recusou atendimento médico. As circunstâncias que levaram ao motim ainda serão apuradas.

O caso ocorre meses após a unidade ter sido interditada pela Justiça, em novembro do ano passado, justamente pelo risco de rebeliões. Na decisão, foi apontado que as condições do presídio violam princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana e a proibição de tratamento degradante.

Leia Também:

Na mesma determinação, o Judiciário ordenou a transferência de presos excedentes para outras unidades, até que o número de detentos fosse reduzido ao limite de 227

Atualmente, o Centro de Ressocialização de Sorriso opera com 378 presos em um espaço projetado para 166 vagas, o que representa uma superlotação de mais de 140%, conforme dados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Relatório do Judiciário descreve um cenário crítico dentro da unidade, com detentos sem espaço adequado, chegando a permanecer amontoados, sem condições mínimas de movimentação.

FONTE/CRÉDITOS: JK NOTÍCIAS