Espaço para comunicar erros nesta postagem
A campanha nacional de imunização contra a Influenza terá seu início neste sábado (28), abrangendo as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do país. A iniciativa está programada para ocorrer até o dia 30 de maio, com atenção especial aos grupos considerados mais suscetíveis a desenvolver formas graves da doença, como crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, idosos a partir de 60 anos e gestantes.
O Ministério da Saúde disponibilizou 15,7 milhões de doses da vacina contra a gripe. A orientação para estados e municípios é para que intensifiquem as estratégias de vacinação logo no primeiro mês da campanha, incluindo a busca ativa de indivíduos pertencentes aos públicos prioritários.
O Dia D de mobilização nacional está agendado para este mesmo sábado, com a oferta de vacinação gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Algumas unidades federativas, como o Distrito Federal e a cidade do Rio de Janeiro, já anteciparam o início da vacinação em meados desta semana.
“Para ampliar o alcance da ação, o Governo do Brasil enviará, até quinta-feira (26), 10 milhões de mensagens institucionais por aplicativos de comunicação. A iniciativa busca reforçar a divulgação de informações oficiais, ampliar a confiança nos canais institucionais e incentivar a vacinação”, informou o Ministério da Saúde.
Dados preliminares de 2026 indicam um aumento na circulação de vírus respiratórios, incluindo a influenza. Até 14 de março, o país registrou 14,3 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), resultando em aproximadamente 840 óbitos. Desses casos graves, a influenza foi identificada como responsável por 28,1% das infecções.
A vacinação representa a principal estratégia de prevenção contra a influenza, sendo fundamental para a redução de casos graves, internações e óbitos. Na Região Norte, a campanha de vacinação está prevista para ocorrer no segundo semestre, devido à sazonalidade específica da doença na região.
Vacina atualizada
A vacina influenza trivalente, parte integrante do Calendário Nacional de Vacinação, oferece proteção contra as variantes Influenza A/Missouri/11/2025 (H1N1) pdm09, Influenza A/Singapore/GP20238/2024 (H3N2) e Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria) neste ano.
A atualização anual da vacina é essencial para acompanhar as novas cepas do vírus em circulação. Por essa razão, o Ministério da Saúde reitera a importância da imunização periódica para garantir uma proteção eficaz e contínua.
A imunização também é oferecida como medida especial para outros grupos considerados prioritários, como profissionais da área da saúde, comunidades indígenas, pessoas privadas de liberdade e indivíduos com doenças crônicas.
Para crianças entre 6 meses e 8 anos, o esquema vacinal é adaptado ao histórico de imunização: aquelas que já foram vacinadas anteriormente necessitam de uma dose, enquanto as que nunca receberam a vacina devem tomar duas doses, com um intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.
A aplicação da vacina pode ser realizada concomitantemente com outras vacinas do calendário nacional, incluindo a vacina contra a covid-19.