Rosário Oeste

Quinta, 20 de Junho de 2024
23°

Tempo limpo

Rosário Oeste, MT

CIDADES Sorriso - MT

Sorriso promove evento para comemorar os nove anos da Lei Brasileira da Inclusão

Assegurar inclusão e promover cidadania. É esse o foco da Lei Brasileira da Inclusão, a Lei n.º 13.146 de 06 de julho de 2015. E para fomentar e as...

11/06/2024 às 11h56
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Assegurar inclusão e promover cidadania. É esse o foco da Lei Brasileira da Inclusão, a Lei n.º 13.146 de 06 de julho de 2015. E para fomentar e assegurar direitos e liberdades da pessoa com deficiência e comemorar o 6 de julho, data de celebração dos nove anos da Lei, no dia 7 de julho, Sorriso será o cenário de um grande evento que busca a igualdade de condições.Durante toda a tarde do dia 7, haverá informação, discussão e entretenimento na Praça das Fontes e, para finalizar o momento, a partir das 17 horas, quem brilhará no palco é o cantor Elias Wagner.

O próprio Elias integra o público PCD.  O cantor passou por paralisia infantil aos dois anos de idade na década de 70. Sem acesso à vacina contra a pólio, Elias perdeu o movimento das pernas. “O Elias faz uso de dispositivo do tipo cadeira de rodas e enfrenta as sequelas da pólio sim, mas ele não é só isso; émuito mais do que a sequela da doença. Elias é um serhumano capaz; trabalha, vive, é feliz assim como cada um de nós, e o foco desse evento é justamente mostrar que o PCD é capaz, pode trabalhar e realizar tudo o que sonha”, frisa a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sorriso, Belízia Sappr de Souza Pereira.

Outro objetivo do dia 7 é divulgar uma ação especial que o Conselho prepara: levantar o número de PCDs no Município. “Nós vamos fazer um censo para levantar corretamente esse público e ter uma noção mais ampla de quantas e quem são essas pessoas; precisamos conhecer a realidade do nosso público”, destaca. “Até mesmo para que possamos garantir respeito, acessibilidade e inclusão, itens defendidos pela Lei de forma efetiva”, frisa.

“Será um evento lindo com foco em empatia e por isso tão importante para todos nós. Convidamos toda a comunidade a participar, vivenciar e compartilhar experiências”, ressalta a gestora de Assistência Social, Jucélia Ferro. “Colocar-se no lugar do outro é um exercício de cidadania e amor ao próximo”, completa.

Vale lembrar que a Lei da Inclusão, em seu artigo 2º, destaca que “considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

O evento do dia 7 de julho é uma parceria entre o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sorriso; a Secretaria de Assistência Social e a Câmara de Vereadores. O valor para a realização, R$ 250 mil, é oriundo de emenda impositiva do vereador Iago Mella.

Onde buscar informações

Belízia orienta PCDs ou familiares que buscam ou mais informações ou apoio para a causa no Município, a procurar a Casa dos Conselhos. É no local que atende na Rua Marechal Cândido Rondo, n.º 2311, no Bela Vista que atua o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A Casa dos Conselhos atende de segunda a sexta-feira das 7 às 13 horas.

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Divulgação internet

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias