Rosário Oeste

Quinta, 20 de Junho de 2024
23°

Tempo limpo

Rosário Oeste, MT

CIDADES Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde participa de evento regional de empreendedorismo na Capital

Com o tema “Oportunidades e Desafios da Inovação nas Cidades de Mato Grosso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, repr...

10/06/2024 às 17h39
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
(Foto: 360 News)
(Foto: 360 News)

Com o tema “Oportunidades e Desafios da Inovação nas Cidades de Mato Grosso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, representada pela coordenadora de Inovação, Liliane Pires Andrade participou da edição regional da Expo Favela Innovation MT 2024, a maior feira de empreendedorismo do mundo entre favelas, que aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Lucas do Rio Verde foi convidada para participar e apresentar as ações de inovação implementadas no município.

“Para nós é uma grande satisfação poder participar de um evento como esse, principalmente num tema tão relevante, e entender que é um evento que promove a qualidade de vida para as pessoas. Tão importante quanto solucionar os problemas das favelas, é evitar que novas favelas se formem no Brasil, e isso só é possível com uma gestão pública eficiente que ofereça serviços de qualidade para a população poder viver dignamente. Aqui em Lucas do Rio Verde vivemos uma realidade diferente. Temos periferia, mas a gente acredita que aqui as favelas não existem como nos grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, é necessário que o poder público esteja atento, inteligente e ativo para evitar que elas se formem”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Para o fortalecimento do InPacto Lucas, ecossistema de inovação, Lucas do Rio Verde está empregando a metodologia do Pacto pela Inovação, a exemplo de Porto Alegre, Medellin e Barcelona, e reuniu todos os atores do ecossistema, ou seja, gestão pública, iniciativa privada, sociedade civil organizada e instituições de ensino, e juntos construíram a visão de futuro da cidade ser referência internacional em economia verde nos próximos 10 anos. Nessa metodologia, inicialmente a gestão pública assume boa parte do risco da formação do ecossistema que uma vez estruturado funciona de forma independente. Esta foi a experiência compartilhada no evento.

“Uma honra poder participar e contribuir ao lado dos demais painelistas para discutir as Oportunidades e Desafios da Inovação nas Cidades do Mato Grosso. Onde pudemos debater que os desafios da implementação da inovação no estado do Mato Grosso são diferentes dos enfrentados na jornada de outros estados. Principalmente porque a maioria das cidades mato-grossenses têm menos de 50 anos e muitas já foram planejadas com uma infraestrutura que leva em conta o atendimento das necessidades básicas e possuem uma fonte de recursos financeiros atrativa por conta do agronegócio. E poder compartilhar um pouco mais das ações de Lucas do Rio Verde junto ao InPacto Lucas, reflete esta realidade. Uma vez que economia verde é aquela que leva em conta o desenvolvimento sustentável garantindo a qualidade de vida e a proteção ambiental”, ressaltou Liliane, coordenadora de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Através do "InPacto Lucas", os atores do ecossistema estão trabalhando em 12 projetos para alcançar a visão de futuro, entre eles: Crédito Verde; Green Hub; Startup Lucas; Grande Evento de Inovação e Green Economy; Green School; Professores Inovadores; Gestão Inteligente de Resíduos; Think Tank; Agro 4.0; Escola de Empreendedorismo e Inovação; Sandbox Cidade Digital e Saúde Digital.

A Expo Favela Innovation 2024 foi realizada nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com parceria institucional do MT Criativo, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci), entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias