Rosário Oeste

Quinta, 20 de Junho de 2024
31°

Parcialmente nublado

Rosário Oeste, MT

VARIEDADES SAÚDE

Comer fruta popular antes das refeições vai turbinar o emagrecimento

O consumo de maçã está ligado à menor incidência de diversas doenças, além de saciar e influenciar nos níveis de açúcar no sangue

07/06/2024 às 15h04
Por: Página1 Fonte: Thaiz Brito - METROPOLES
Compartilhe:
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

Ao adotar uma nova dieta com a finalidade de emagrecimento, existem diversas formas para que você alcance esse objetivo. É claro que não se trata de uma receita de bolo, afinal, cada indivíduo conta com necessidades, rotinas e hábitos específicos, requisitando estratégias personalizadas para que funcione melhor. No entanto, existem alguns hábitos que se destacam pela sua eficácia, colaborando significativamente para o emagrecimento.

Dentre eles, destacamos alguns como manter uma boa noite de descanso, com o sono regulado, realizar boa ingestão de água e até aumentar o consumo de fibras, aquele nutriente comumente presente em alimentos naturais como frutas, hortaliças, grãos integrais e outros.

E, considerando o que pode ser inserido dentre as estratégias válidas, existe uma simples fruta que pode fazer a diferença, dentro do contexto alimentar saudável. Um estudo divulgado pelo Nutrition Journal revelou que consumir uma maçã 30 minutos antes de uma refeição reduz os níveis de açúcar no sangue pela metade.

Consumir uma maçã cerca de 30 minutos antes de uma refeição pode influenciar nos níveis de açúcar no sangue

 

Apesar da pesquisa ter sido realizada com um pequeno grupo de 18 jovens mulheres, os resultados foram surpreendentemente positivos para aquelas que consumiram a fruta antes do arroz.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas dividiram as participantes do estudo em três grupos: o primeiro ingeria apenas arroz; o segundo consumia arroz com uma maçã; e, por fim, o último grupo ingeria arroz e uma solução de açúcar equivalente ao teor de uma maçã.

Os resultados ilustram que o segundo grupo, que consumiu a maçã antes do arroz, alcançou uma significativa redução nos seus índices glicêmicos.

Os benefícios não param por aí. Outras pesquisas e evidências, também divulgadas pelo Nutrition Journal, revelaram mais vantagens de comer uma maçã. Segundo a publicação, o consumo de uma simples maçã está ligado à menor incidência de diversas doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas, asma, diabetes tipo 2 e dislipidemia, em comparação com outras frutas e fontes de flavonoides.

Essa frutinha ainda foi aliada de uma melhora da função pulmonar e no emagrecimento, aumentando ainda mais seus benefícios quando o consumo é feito de forma regular.

Se incluída 30 minutos antes das refeições, além de ajudar a controlar a glicemia durante a refeição, ela ainda irá ajudar a proporcionar maior sensação de saciedade, fazendo com que você tenda a comer menos na refeição.

Por isso, seja nos lanches ou adicionada a outros preparos, a maçã vale todas as calorias. Boa parte dos seus benefícios são atribuídos à presença do ácido acético, que ajuda a controlar o colesterol e colaborar com a saúde intestinal, estimulando a microbiota saudável.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias