conecte-se conosco


CIDADES

Neurilan Fraga toma posse para seu 4º mandato de presidente da AMM

Página1

Publicados

em

Divulgação

A cerimônia de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM foi realizada nesta quarta-feira (13), em uma cerimônia híbrida (presencial e on-line), que possibilitou uma ampla participação de representantes dos poderes constituídos e entidades representativas que defenderam o fortalecimento da AMM e do movimento municipalista. Diferentes regiões de Mato Grosso estão representadas na nova diretoria, que conta com 18 membros, além do presidente de honra, deputado Eduardo Botelho.

O presidente reeleito da AMM, Neurilan Fraga, que também integra o Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios, enalteceu em seu discurso a parceria com o presidente da CNM, Glademir Aroldi, que já esteve diversas vezes em Mato Grosso.

Fraga destacou a luta e as conquistas municipalistas. Ele disse que quando assumiu o comando da AMM, em 2015, colocou na mão do senador Wellington Fagundes, a bandeira do FEX e a compensação da Lei Kandir. “O senador encabeçou a luta, criou a comissão mista e fez a mobilização. Hoje ele é considerado o senador mais municipalista do Brasil, por esta visão, pela conquista da aprovação da Lei Complementar de sua autoria, que garante aos municípios os recursos pela desoneração fiscal”, lembrou.

Neurilan agradeceu o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e ao governador Mauro Mendes. “Seremos parceiros e queremos contribuir com o estado”, disse. Ele saudou os parlamentares e disse que vai trabalhar integrado com as bancadas federal e também estadual para que os municípios sejam atendidos. “Vamos lutar pela distribuição mais justa do bolo tributário nacional, pois a União concentra a maior parte da arrecadação. Iremos trabalhar para que haja uma inversão desta distribuição, pois os municípios são os mais penalizados”, frisou.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, parabenizou a nova diretoria da AMM e destacou que os prefeitos da gestão passada enfrentaram um grande desafio com a pandemia e que as dificuldades irão continuar neste novo mandato. Aroldi defendeu a parceria com as bancadas federais para conquistar novos pleitos no Congresso Nacional, além de ampliar a articulação com o Governo Federal para assegurar novos avanços.

Leia Também:  Plantio de coco é opção promissora para produtores de Rosário Oeste, Nobres e região

O dirigente destacou várias conquistas dos últimos anos, como a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, nova lei de Licitações, além da aprovação do Projeto de Lei Complementar, de autoria do senador Wellington Fagundes, que autoriza a União transferir R$ 65,5 bilhões aos estados e municípios para compensar perdas de arrecadação provocadas pela Lei Kandir. “Neurilan liderou o processo da Lei Kandir em nome do municipalismo brasileiro”, assinalou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, disse que vai trabalhar em apoio à instituição e aos municípios. “Fiquei muito honrado por ter sido escolhido para fazer parte da diretoria da AMM, como presidente de honra. Sou um deputado municipalista e temos que trabalhar para sair da pandemia”, afirmou, defendendo a união dos prefeitos e dos governos federal e estadual.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, falou em nome dos prefeitos na cerimônia. Ele destacou a importância da união dos gestores para superar problemas comuns aos municípios. “Não é fácil ser prefeito, pois são inúmeras as responsabilidades e dificuldades. É preciso a união dos municípios para dividir o peso e uma relação mais próxima para sermos ouvidos na Bancada Federal, Governo Federal e Estadual,”, frisou, ressaltando que os municípios pequenos só serão ouvidos se a AMM estiver fortalecida.

Representantes da Bancada Federal de Mato Grosso também participaram do evento. O senador Wellington Fagundes destacou a aprovação do projeto que destina R$ 65 bilhões aos municípios como reposição das perdas com a Lei Kandir e ressaltou a participação da AMM nessa importante conquista para os municípios. “O projeto é fruto do trabalho elaborado pelos técnicos da CNM e da AMM, que é uma das associações mais organizadas do país”, frisou.

Os deputados federais Rosa Neide, Emanuel Pinheiro Neto e José Medeiros destacaram a atuação da AMM para a conquista de avanços para os municípios e se colocaram à disposição para apoiar as bandeiras da instituição e do movimento municipalista. “Parabenizamos a nova diretoria da AMM, que vai ter um papel relevante para buscar recursos para os municípios”, afirmou o deputado José Medeiros.

Leia Também:  Governo de MT lamenta falecimento de conselheiro aposentado do TCE

Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, sinalizou para o fortalecimento da parceria entre o Governo de Mato Grosso e a AMM. “Estamos dispostos a discutir com a AMM todas as propostas que são de interesse dos municípios”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme Maluf, foi representado pelo auditor Flávio Vieira, que destacou a postura mais orientativa e pedagógica do TCE com as prefeituras. “Em 2021 vamos avançar no apoio aos municípios”, adiantou.

DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA AMM (2021/2023)

Presidente de Honra: Deputado José Eduardo Botelho

Presidente: Neurilan Fraga (PL) – Ex-prefeito de Nortelândia

1º Vice-Presidente: Janailza Taveira Leite (Solidariedade) – prefeita de São Félix do Araguaia

2º Vice-Presidente: Marcelo de Aquino – (PL) – prefeito de General Carneiro

3º Vice-Presidente: Marilza Augusta de Oliveira (MDB)- prefeita de Nova Brasilândia

4º Vice-Presidente- Edu Laudi Pascoski (PL)- prefeito de Itanhangá

5º Vice-Presidente – Valdecio Luiz da Costa (PL)- prefeito de Dom Aquino

Secretário Geral: Daniel Rosa do Lago (PDT) – prefeito de Porto Alegre do Norte

1º Secretário: Leocir Hanel (PSDB) – prefeito de Nobres

2º Secretário: José Guedes de Souza (MDB) – prefeito de Rondolândia

Tesoureiro Geral: Silmar de Souza Gonçalves (DEM) – prefeito de Nossa Senhora do Livramento

1º Tesoureiro: Alex Steves Berto (Solidariedade) – prefeito de Rosário Oeste

2º Tesoureiro: Altamir Kurten (PSDB) – prefeito de Cláudia

Conselho Fiscal:

1º Jacob Andre Bringsken (MDB)- prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade

2º Márcio Conceição Nunes de Aguiar (PSB)- prefeito de Cocalinho

3º Jadilson Alves de Souza (Republicanos) – prefeito de Curvelândia

Suplentes Fiscais:

1º Héctor Alvares Bezerra (PSL)- prefeito de Mirassol D’Oeste

2º Ederson Figueiredo (PP)- prefeito de Arenápolis

3º Julio Cesar dos Santos (MDB)- prefeito de Apiacás

Fonte: O Documento

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem de 22 anos é morto a tiros no bairro Flor de Pequi 2 em Nova Mutum-MT

Página1

Publicados

em

Por

Djeferson Kronbauer - Powermix

Um jovem identificado como Marcos Leandro França Domingos, 22 anos foi morto a tiros no final da tarde deste sábado (16), por volta das 17h55, na Rua das Mamonas, bairro Flor de Pequi II, em Nova Mutum-MT.

Segundo informações, Marcos estava chegando em casa em uma bicicleta, quando foi surpreendido por um suspeito, em um veículo de cor prata, (modelo não identificado), que efetuou diversos disparos de arma de fogo, em direção ao mesmo e posteriormente foragiu do local tomando rumo ignorado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar no local já encontrou a vítima sem sinais vitais. Pelo local, espalhado pela calçada, foi encontrada várias capsulas deflagradas de pistola calibre .380.

Foto: Facebook

jovem morto a tiros pequi 2

A Polícia Militar esteve no local bem como a Polícia Civil, colhendo informações e preservando a cena do crime, até a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica, POLITEC, de Sorriso/MT.

Segundo o perito Luciano Nogueira, foi possível constatar preliminarmente que a vítima apresentava ao menos cinco perfurações de arma de fogo.

Leia Também:  "Transporte intermunicipal teve 60% de redução na tarifa na atual gestão", afirma presidente da Ager

Assista o vídeo;

Redação/Djeferson Kronbauer – Powermix

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES6 horas atrás

Jovem de 22 anos é morto a tiros no bairro Flor de Pequi 2 em Nova Mutum-MT

Um jovem identificado como Marcos Leandro França Domingos, 22 anos foi morto a tiros no final da tarde deste sábado...

CIDADES22 horas atrás

Homem com mandado de prisão em aberto foi encaminhado para a Delegacia de Rosário Oeste.

No último dia 15/01/2021, Policiais Militar do 7º BPM de Rosário Oeste realizavam policiamento ostensivo pelas proximidades da BR 163/364...

CIDADES23 horas atrás

ROSÁRIO OESTE: Secretaria de Saúde se reúne para elaborar Plano Municipal de imunização contra COVID-19.

Uma reunião da equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Rosário Oeste aconteceu na última sexta-feira (15/01/2021) para avaliar...

CIDADES23 horas atrás

Plantio de coco é opção promissora para produtores de Rosário Oeste, Nobres e região

O coco vem ganhando novas regiões de cultivo. Produtores do Sudeste e Centro-Oeste do país estão explorando a cultura para...

CIDADES23 horas atrás

Dentro de 2h, segunda batida fatal ocorre na BR 364 próximo de Jangada e motoqueiro morre

Em menos de 2 horas de diferença outro acidente com vítima fatal foi registrado na BR-364, sentido Jangada (a 80...

CIDADES23 horas atrás

VG – JANGADA: Acidente com ônibus mata motorista de Honda Fit em rodovia de MT

O carro teria batido de frente com o ônibus, que estava com 35 passageiros; motorista do carro morreu no local

CIDADES2 dias atrás

Prefeito de Rosário Oeste é eleito como Tesoureiro do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá.

A eleição da presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá aconteceu na manhã...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA