conecte-se conosco


MINISTÉRIO PÚBLICO MT

MPE cobra critérios para vacinação das forças de segurança

Redação

Publicados

em


Em um ofício encaminhado nesta quinta-feira (08), ao secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso requer a edição de atos administrativos com a definição de critérios para a vacinação das forças de segurança. A 7ª Promotoria de Justiça Cível Tutela Coletiva da Saúde alerta que a imunização deve contemplar somente agentes que desenvolvem atividades na “linha de frente”, em funções externas.

Qualquer indicação fora desses parâmetros, conforme  o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, pode ser objeto de responsabilização. O MPMT solicitou ainda que sejam enviadas à instituição as listas de pessoas que serão indicadas para vacinação para acompanhamento.

O promotor de Justiça ressalta que, ao contemplar as  forças de segurança para vacinação contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde estabeleceu ordem de prioridade. A vacinação deverá ser destinada aos trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;  em resgates e atendimento pré-hospitalar; nas  ações de vacinação contra a Covid-19 e nas ações de  implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

Leia Também:  Município de Canarana é acionado por flexibilizar atividades essenciais

“Denote-se, portanto, que a vacinação de forças de segurança deve seguir regras estritas, até porque essas doses estão sendo retiradas dos estoques comuns destinadas aos trabalhadores da saúde e idosos (estes últimos alias por prioridade legal), sendo que ainda sequer se conseguiu vacinar outras pessoas com comorbidades graves”, enfatizou o promotor de Justiça.

Alerta ainda que na Capital e nas grandes cidades, onde o efetivo é maior, a quantidade de pessoas das forças de  segurança pode impactar gravemente a imunização de idosos e outras categorias prioritárias. “Mais do que pertencer às forças de segurança, deve-se demonstrar que a pessoa imunizada está em função externa que a coloque em situação de risco; o mero atendimento de pessoas na repartição não as coloca em perigo maior do que os serviços comuns”, esclareceu.

No ofício, o promotor de Justiça destaca notícias veiculadas pela imprensa mato-grossense que levam a crer que haverá imunização maciça de integrantes de forças policiais. “É preciso entender que dado a escassez de vacinas, cada dose aplicada a agente das forças de segurança que não esteja em função externa está sendo retirado de algum idoso, sendo que Cuiabá, por exemplo, ainda não contemplou sequer os maiores de 65 anos”, enfatizou Guedes.

Leia Também:  Listas de inscritos e novo edital são divulgados
Fonte:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MINISTÉRIO PÚBLICO MT

Listas definitivas são divulgadas

Redação

Publicados

em

Por


CONCURSO DE PROMOÇÃO – PROMOTOR DE JUSTIÇA – ENTRÂNCIA FINAL

Fonte:

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Inscrições para I Oficina Tribunal do Júri estão abertas até dia 28
Continue lendo

CIDADES

CIDADES3 horas atrás

Sete são presos após tentativa de furto a banco em Barra do Bugres

Quando a Polícia chegou no local encontrou o teto violado e três suspeitos descendo do edifício da agência usando uma...

CIDADES15 horas atrás

Filho agride e ameaça pai com arma de fogo em Barra do Bugres e acaba preso pela polícia militar

Fonte: Barra Online Nesta Madrugada de Domingo por volta da 00:40 Hs no Bairro Alvorecer em Barra do Bugres (MT)...

CIDADES15 horas atrás

Motociclista morre em grave acidente na MT-249 em Nova Mutum-MT

Um motociclista identificado como Ruan Carlos, 30 anos, morreu após se envolver em um grave acidente entre uma moto e...

CIDADES2 dias atrás

PMs de Rosário Oeste, Jangada e Acorizal abordam ônibus na rodoviária de Jangada e recuperaram arma de fogo e munições furtadas no ano passado.

Por volta da 00h30min deste sábado (10), as guarnições do 7º Batalhão da PM sediado em Rosário Oeste e dos...

CIDADES3 dias atrás

PM realiza abordagens na cidade de Jangada e detém indivíduo com mandado de prisão

Durante esta tarde de sexta-feira (09), policiais militares do 7° BPM e da Força Tática do Regional PM de Várzea...

CIDADES3 dias atrás

Prefeito de Diamantino exonera Secretária de Assistência Social e vai nomear rosariense no lugar

Marta Scardua não é mais secretária municipal de Assistência Social. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito às 20:00 horas...

CIDADES3 dias atrás

Dois acidentes são registrados nesta sexta-feira na BR-163 em Nova Mutum-MT

Dois acidentes envolvendo três veículos, um de passeio e dois de carga foi registrado na tarde desta sexta-feira (09), por...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA