conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Max Russi faz apelo para que agentes comunitários e de endemias recebam vacina

Redação

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), encaminhou documento ao Governo do estado e também fez apelo aos prefeitos de Mato Grosso, em vídeo publicado em suas redes sociais, para que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate de Endemias (ACE) sejam incluídos no grupo prioritário à imunização contra o novo coronavírus.  Mato Grosso deu início ao Plano Nacional de Imunização (PNI), na segunda-feira (18.01). Nesta primeira fase, o governo federal disponibilizou ao estado 126.160 doses de vacina que irá contemplar 60.074 pessoas. 
 

O parlamentar defende que, da mesma forma que os profissionais de saúde estão diretamente ligados aos pacientes infectados pelo vírus ou com suspeitas, os agentes correm o mesmo risco, já que atendem a população em suas casas. “Os agentes não estão na lista prioritária de vacinação. Eles estão lá na ponta, em contato direto com a população e com o vírus. Por isso cobramos das autoridades competentes que atenda essa classe”, disse Max Russi.
 

Leia Também:  Deputado Nininho faz indicações para Segurança Pública de Barra do Garças

Wilson Cutas é presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate às Endemias (Sintrace-MT) e membro da Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários e de Endemias, na Assembleia Legislativa. Segundo ele, os agentes de endemia estão diretamente ligados às comunidades, já que os profissionais são responsáveis pelo levantamento, monitoramento e dependendo do município, até mesmo o acompanhamento dos casos de pacientes contaminados, mas em isolamento domiciliar. 
 

“Existem cidades que não possuem estrutura suficiente para acompanhar os casos de pacientes que são tratados em casa. É aí que entra o trabalho do agente de endemias. Já existem casos confirmados de óbitos de agentes pelo Brasil. Alto índice inclusive e, podemos citar os estados do Maranhão e Ceará. Por isso é extremamente importante o pedido do deputado Max, ele que já é um defensor nato das categorias e tem sido parceiro em inúmeras situações”, observou Cutas.
 

Primeira fase da vacina

Conforme o Ministério da Saúde, nessa primeira fase serão vacinados prioritariamente, pessoas idosas institucionalizadas com 60 anos ou mais, pessoas deficiência institucionalizadas, indígenas aldeados e, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), deve analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas de grupos específicos, já que o lote de imunizantes enviados para o estado não atende a demanda.

Leia Também:  Vereadores de Sorriso debatem agricultura familiar com Botelho
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT

Redação

Publicados

em

Por


O Projeto de lei nº 146/2021 estabelece cassação da inscrição estadual de empresas que descumprirem as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. O empresário deve continuar exigindo o uso de máscara de proteção individual dentro do estabelecimento comercial e evitar aglomerações.

Para o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o Brasil vive um momento delicado com mais de 1,5 mil mortes em 24 horas, na última semana de fevereiro, atingiu a marca de 250 mil mortes. Em Mato Grosso, a situação também é alarmante, com cerca de 5 mil mortes, uma média diária de 40, e a taxa de ocupação de 70% das UTIs adulto.

“É importantíssimo que todos colaborem, não é um momento de relaxar as regras de proteção. Nossa proposta é fazer um esforço conjunto entre estado e municípios para intensificar a fiscalização e o cumprimento das medidas em todas as atividades. Temos que valorizar a economia e também as vidas, para que não sejamos surpreendidos com um novo fechamento do comércio”.

Leia Também:  Vereadores de Sorriso debatem agricultura familiar com Botelho

O dispositivo considera ato lesivo ao enfrentamento da emergência de saúde pública toda ação ou omissão, voluntária ou não, que viole protocolos e normas que se destinem à promoção, preservação e recuperação da saúde no combate da pandemia, o que compreende fiscalizar a utilização da máscara, do distanciamento entre as pessoas e a não aglomeração.

Além disso, as empresas precisam disponibilizar álcool gel 70% para uso próprio dos funcionários e dos consumidores em todas unidades comerciais; auxiliar na organização das filas dentro e/ou fora do estabelecimento, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; e cumprir rigorosamente o comunicado de isolamento domiciliar determinado por profissional de saúde.

“Só teremos a dispensa no uso da máscara para crianças com menos de 3 anos de idade, bem como no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado, conforme declaração médica que poderá ser obtida e apresentada por meio digital”.

Leia Também:  Lúdio alerta para nova variante e colapso no sistema de saúde de Mato Grosso

O parlamentar acrescenta que diversos municípios voltaram a estar na lista de alerta máximo para a proliferação doença e retomaram o toque de recolher no período noturno. “Infelizmente temos acompanhado muitos estabelecimentos insistindo em desrespeitar as determinações do poder público, causando aglomerações e certamente colaborando com a disseminação desta nefasta doença que nos aflige”.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES18 horas atrás

Governador convoca reunião com prefeitos e pode decretar lockdown

O governador Mauro Mendes (DEM) convocou reunião com representantes dos Poderes, instituições e com os prefeitos de Mato Grosso, via...

CIDADES19 horas atrás

Prefeitura de Rosário Oeste pagou salário dos servidores hoje

A Prefeitura de Rosário Oeste, através das Secretarias Municipais de Finanças e de Administração, mandou para o Banco o pagamento...

CIDADES19 horas atrás

Carreta pega fogo após batida na BR 364 em Várzea Grande, saída para Jangada

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista conseguiu sair do caminhão antes das chamas se alastrarem

Búfalo foi atropelado na MT 241 em Nobres Búfalo foi atropelado na MT 241 em Nobres
CIDADES19 horas atrás

Búfalo foi atropelado na MT 241 em Nobres

Búfalo provoca acidente na MT 241

CIDADES19 horas atrás

Após 4 vereadores testarem positivo para a Covid-19, Câmara de Nobres suspende atendimento ao público

Após 4 vereadores de Nobres testarem positivo para o novo coronavírus, Flávio Rondon (PSDB), Gercinho (PP), Professor Elies (DEM) e...

CIDADES2 dias atrás

Idoso de 82 anos venceu a Covid em Rosário Oeste

Um Idosos de 82 anos recebeu alta hoje em Rosário Oeste depois de vencer o vírus Covid-19 e ser atestado...

Vereador Líder do Governo, acompanha Prefeito em fiscalização de manutenção de estradas na zona rural. Vereador Líder do Governo, acompanha Prefeito em fiscalização de manutenção de estradas na zona rural.
CIDADES2 dias atrás

ROSÁRIO OESTE: Vereador Líder do Governo, acompanha Prefeito em fiscalização de manutenção de estradas na zona rural.

Na manhã desta Segunda-feira 26/02, o vereador Líder do Governo Ademir Figueiredo (MDB) acompanhado pelo Prefeito Alex Berto (SOLIDARIEDADE), estiveram...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA