POLÍTICA MT
João Batista e Juarez Costa se unem em prol da agricultura familiar de MT

Deputado estadual João Batista e deputado federal Juarez Costa com Seaf
Foto: LUCIENE LINS
O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), juntamente com o deputado federal Juarez Costa (MDB), estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (22) com o secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral, para tratar da destinação de R$ 1 milhão de emenda parlamentar federal que beneficiará diretamente os pequenos produtores de Mato Grosso.
De acordo com João Batista, o deputado federal Juarez já havia feito um compromisso de destinar os recursos para que algumas regiões sejam contempladas, fortalecendo a atividade agrícola e facilitando o trabalho no campo.
“Estivemos reunidos hoje para alinhar o destino da emenda, que serão destinados principalmente para a agricultura familiar, facilitando a aquisição de implementos agrícolas e maquinários que proporcionarão melhorias aos pequenos produtores do nosso estado. Estamos buscando todos os mecanismos possíveis para melhorar a realidade dos que mais precisam. Trabalhar pela agricultura familiar é garantir alimento na mesa da população”, destacou Batista.
Conforme Juarez Costa, o sistema produtivo no estado é muito rico e precisa ser incentivado. Segundo ele, os trabalhadores do campo precisam destes incentivos, pois passam por inúmeras dificuldades na produção.
“Por reconhecer a importância deste segmento e visando ao bem-estar de milhares de famílias que consomem diariamente esses produtos, resolvemos ampliar essa parceria com o deputado João Batista. A reunião serviu como ponto de apoio para os devidos direcionamentos que vão ampliar a produtividade e a valorizar as cadeias produtivas de pequenas propriedades no estado”, explicou o deputado federal.
Na avaliação do secretário Silvano Amaral, essa ação vai ajudar os pequenos agricultores a desenvolver mais “quantidade e qualidade” na produção, gerando emprego e renda em Mato Grosso. “Esses investimentos visam ajudar o pequeno produtor a ter mais produção em quantidade e qualidade. Assim ele tem condições de continuar na roça, e gerar mais emprego e renda na região que ele pertence. Consequentemente, trará mais dignidade para sua família e para a comunidade em geral”, finalizou o secretário.

POLÍTICA MT
Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT

O Projeto de lei nº 146/2021 estabelece cassação da inscrição estadual de empresas que descumprirem as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. O empresário deve continuar exigindo o uso de máscara de proteção individual dentro do estabelecimento comercial e evitar aglomerações.
Para o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o Brasil vive um momento delicado com mais de 1,5 mil mortes em 24 horas, na última semana de fevereiro, atingiu a marca de 250 mil mortes. Em Mato Grosso, a situação também é alarmante, com cerca de 5 mil mortes, uma média diária de 40, e a taxa de ocupação de 70% das UTIs adulto.
“É importantíssimo que todos colaborem, não é um momento de relaxar as regras de proteção. Nossa proposta é fazer um esforço conjunto entre estado e municípios para intensificar a fiscalização e o cumprimento das medidas em todas as atividades. Temos que valorizar a economia e também as vidas, para que não sejamos surpreendidos com um novo fechamento do comércio”.
O dispositivo considera ato lesivo ao enfrentamento da emergência de saúde pública toda ação ou omissão, voluntária ou não, que viole protocolos e normas que se destinem à promoção, preservação e recuperação da saúde no combate da pandemia, o que compreende fiscalizar a utilização da máscara, do distanciamento entre as pessoas e a não aglomeração.
Além disso, as empresas precisam disponibilizar álcool gel 70% para uso próprio dos funcionários e dos consumidores em todas unidades comerciais; auxiliar na organização das filas dentro e/ou fora do estabelecimento, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; e cumprir rigorosamente o comunicado de isolamento domiciliar determinado por profissional de saúde.
“Só teremos a dispensa no uso da máscara para crianças com menos de 3 anos de idade, bem como no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado, conforme declaração médica que poderá ser obtida e apresentada por meio digital”.
O parlamentar acrescenta que diversos municípios voltaram a estar na lista de alerta máximo para a proliferação doença e retomaram o toque de recolher no período noturno. “Infelizmente temos acompanhado muitos estabelecimentos insistindo em desrespeitar as determinações do poder público, causando aglomerações e certamente colaborando com a disseminação desta nefasta doença que nos aflige”.
-
ENTRETENIMENTO17 minutos atrás
Justin Bieber se declara para a esposa no Instagram
-
ENTRETENIMENTO17 minutos atrás
Bruna Marquezine e Enzo Celulari passeam de mãos dadas no Rio de Janeiro
-
ENTRETENIMENTO2 horas atrás
‘BBB21’: Viih Tube se desentende com Carla Diaz, “Você está sendo sonsa”
-
ENTRETENIMENTO2 horas atrás
Dani Calabresa fala sobre Marcius Melhem: “Muito doloroso e íntimo”
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Equipamentos levados de pousada são localizados em bairro de VG e uma pessoa é presa por receptação
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Polícia Civil prende suspeito de furto de gado e identifica associação criminosa em Poconé
-
POLICIAL3 horas atrás
Em Nova Guarita, PM prende três e recupera quase 1 kg de ouro e R$ 23,7 mil de roubo
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Reincidente por roubos, homem é reconhecido por vítima e preso em flagrante por tráfico