conecte-se conosco


MINISTÉRIO PÚBLICO MT

Investimentos em TI garantem funcionamento do MP na pandemia

Publicados

em


Durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19 – 2020/2021 – onde migrar para o home office foi uma necessidade, os investimentos em Tecnologia da Informação feitos pelo Ministério Público de Mato Grosso – a médio e curto prazos – foram fundamentais para manter a instituição funcionando e atendendo as demandas da sociedade. Mesmo diante de todos os desafios, o MP não parou. 

Segundo o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do MPMT, Fernando Augusto Oliveira Vasconcelos, a pandemia forçou a antecipação de rotinas tecnológicas antes previstas para ocorrer daqui a cinco ou dez anos.  “O MPMT já trilhava o caminho dos novos conceitos de armazenamento de dados, aplicações em nuvem e o fortalecimento da segurança da informação contra eventuais ataques cibernéticos, mesmo antes da pandemia. Isso foi decisivo para o cenário que encontramos hoje”, relata. 

Uma parte das mudanças se deve à aquisição do Microsoft Office para armazenamento de dados em nuvem e aplicações web. O conjunto de ferramentas inclui uma plataforma completa de aplicações web com utilização de gestão de conteúdos, gestão documental, criação de portais colaborativos e publicação de aplicações web. O SharePoint e o OneDrive, por exemplo, são serviços de armazenamento em nuvem que permitem hospedar qualquer arquivo, usando uma conta da Microsoft, definindo categorias de acesso a usuários. 

O investimento no pacote da Microsoft teve o propósito de migrar de uma arquitetura que utiliza documentos físicos para um ambiente virtual, podendo ser acessado, consultado e editado de qualquer lugar do planeta. “O que a gente fez foi acelerar a curva para que pudéssemos implementar o trabalho remoto de forma segura, produtiva e resiliente com alta tecnologia. Esse ambiente é uma exigência dos dias atuais, pois utiliza as ferramentas disponíveis no mercado para facilitar as atividades da instituição para que o trabalho remoto pudesse acontecer de forma viável e segura”, assinala Vasconcelos. 

Leia Também:  Poder e Misericórdia 

E não só isso. As ferramentas disponíveis no âmbito do MPMT auxiliam tanto setores de área-fim como de áreas administrativas, responsáveis pela execução do planejamento estratégico da instituição. Grande parte das demandas absorvidas pelo Departamento de Tecnologia da Informação vem de pedidos de novos sistemas para a administração. Um mundo cada vez mais virtualizado, a instituição não necessita apenas de velocidade, mas que as atividades do MPMT também sejam atendidas nessas demandas por rapidez e modernidade. 

Em plena pandemia, o DTI lançou a versão 3 do Simp (Simp 3) totalmente reformulada, privilegiando esse ambiente virtual, uma necessidade do momento face ao teletrabalho e ao fechamento de Promotorias de Justiça por causa da pandemia. Outro lançamento foi o Sistema de Movimentação de promotores de Justiça, cuja inscrição passou a ser totalmente eletrônica dentro dos critérios previamente definidos pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). 

Desde de outubro do ano passado, o MPMT conta com atendente virtual para dar mais agilidade e reforço no atendimento aos usuários internos. Dito é o nome do chatbot, que faz parte de uma sequência de melhorias que estão sendo implementadas na Central de Serviços para dar celeridade ao atendimento aos usuários. Além do atendente virtual, os serviços continuam sendo prestados por telefone, e-mail e também na página do suporte (suporte.mpmt.mp.br). 

Leia Também:  CNPG ressalta obrigatoriedade da imunização de crianças contra Covid-19

O DTI criou, ainda o Sistema de Auxílio Saúde, com funcionalidade para prestação de contas, dependentes e liberação de acesso para inativos e pensionistas. Entre os investimentos estão também o lançamento de fibra óptica entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Ministério Público, para acesso a sistemas em uso comum, iniciativa e execução promovida pelo MPMT. O departamento fez ainda a implementação de uma ferramenta – ISL – para dar suporte remoto, permitindo auditoria e gravação do suporte. Ou seja, os investimentos em tecnologia beneficiaram a instituição como um todo, ninguém ficou de fora das melhorias. 

NOVOS COMPUTADORES – No ano passado, a licitação para aquisição de microcomputadores e notebooks também foi concluída. Os equipamentos serão adquiridos este ano de acordo com a necessidade das Promotorias de Justiça de todo o Estado e da Procuradoria-Geral de Justiça, e seguirão critérios objetivos para substituição das estações de trabalho que compõem o parque tecnológico. 

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MINISTÉRIO PÚBLICO MT

Município é notificado a oferecer transporte escolar na zona rural

Publicados

em

Por


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou o Município de Novo Mundo, distante 785 Km de Cuiabá, para que forneça, imediatamente, transporte escolar integral, gratuito e contínuo a todos os alunos das comunidades rurais do Pré-assentamento Boa Esperança, localizado dentro da Gleba Nhandú. A medida visa garantir aos estudantes que residem nessas localidades o acesso a todas as escolas públicas situadas tanto na zona rural quanto na área urbana. 

Na notificação, a promotora de Justiça Ana Paula Furlan Teixeira recomenda ainda que sejam concluídos os reparos nos locais de trajeto dos ônibus escolares, incluindo as pontes, mantendo-as em condições de trafegabilidade. Segundo o MPMT, o Pré-assentamento Boa Esperança se encontra dentro da Gleba Nhandú (Ação Reivindicatória nº 0005891-77.2009.4.01.3603, que teve sentença da Justiça Federal de Sinop/MT, favorável à União, reconhecendo a mesma como proprietária da área, decisão esta mantida em sede de liminar pelo Tribunal Regional Federal de 1ª Região). 

A Notificação Recomendatória foi expedida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso após recebimento de denúncia efetuada pelo deputado estadual Valdir Barranco ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.

Leia Também:  MPMT passa a operar sistema informatizado de execução orçamentária

Foto: Ilustrativa-FNDE.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Add this code where the ad should appear:
Add this code before the tag: