conecte-se conosco


POLÍTICA

Faissal pede inclusão de professores nos grupos prioritários de vacinação

Redação

Publicados

em


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou no último dia 23 uma indicação de n. 2094/2021, junto ao Governo do Estado para que os profissionais da Educação das redes pública e privada sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação da Covid-19. A proposta já foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e encaminhada para a Casa Civil e a Secretaria de Estado de Saúde.

A vacinação dos professores contemplaria profissionais das redes municipais, estadual e federal, além daqueles que atuam na iniciativa privada. Para o deputado, priorizar esta classe é de suma importância para que se possa planejar um retorno gradual as aulas presenciais de forma que existam menos riscos para que eles possam lecionar com segurança. 

“Acho que temos que priorizar a vacinação dos professores. É primordial e necessário que trabalhemos pelo retorno das aulas presenciais e para que isso seja feito, precisamos focar nossos esforços na imunização dos profissionais da educação. Só assim será possível viabilizar o retorno das nossas crianças de forma segura, medida essa que é urgente, tendo em vista que elas estão mais de um ano distantes das salas de aula, estudando a distância”, afirmou Faissal.

Leia Também:  Allan Kardec apresenta projeto de lei para ampliar aulas de Educação Física nas escolas

O parlamentar lembra ainda que com a possibilidade das crianças retornarem às salas de aula, os alunos também serão beneficiados, podendo voltar a um convívio social de forma gradual, com todas as medidas de higiene, distanciamento, entre outras previstas em protocolos de saúde, que visam minimizar os impactos da pandemia na população. 

Faissal destaca que estas medidas são importantes, inclusive, para a saúde mental destas crianças. Dados apontam que os casos de agressões e até mesmo abusos sexuais contra crianças triplicaram no último ano, por conta das medidas de isolamento social.

“Ninguém aguenta mais esta situação e poder dar um pouco mais de dignidade para estas crianças é o mínimo que podemos fazer. Permitir que as aulas presenciais voltem a acontecer é uma destas ações e para que isso aconteça, é preciso que nós priorizemos a vacinação destes professores. Sem eles, não há a menor possibilidade de se fazer um planejamento de reabertura de nossas escolas e precisamos que isso seja feito e organizado da forma mais breve possível”, pontuou.

Leia Também:  Thiago Silva viabiliza melhorias para Jaciara
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Proposta da Previdência está bem avançada na ALMT

Redação

Publicados

em

Por


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A nova alíquota de contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionista está bem avançada e deverá ser formatada até a próxima segunda-feira (17). A afirmação foi dada pelo presidente da Comissão especial criada para acompanhar e elaborar o novo percentual, primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), nesta quarta-feira (12).  

Botelho informou que a intenção é a de formatar o texto de acordo com o esperado pela categoria, amenizando as dificuldades que enfrenta desde que passou a ser taxada em 14% da alíquota previdenciária, com a Reforma da Previdência, que entrou em vigor no início deste ano. Um dos avanços é a isenção dessa contribuição para portadores de doenças raras.  

Ressaltou que recebeu do governo a nova proposta e a encaminhou para a comissão especial, que pediu nova rodada de discussão até a próxima semana. “Vamos fechar isso. A proposta está bem avançada, mas vamos passar somente quando estiver bem aceita, 100% fechada”, informou.

O deputado encampou essa força-tarefa para buscar solução que ajude a categoria. Desde então, vem debatendo com Fórum Sindical, professores, dentre outros representantes. A categoria passou a ser taxada devido à manutenção do veto do governo ao Projeto de Lei Complementar 36/2020, que revogava esse desconto até o valor do teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Leia Também:  Dr. João pede urgência em decretar "Situação de Emergência Ambiental" no Pantanal
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES5 horas atrás

NOBRES: Homem é preso por invadir residência no bairro Jardim Paraná

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (12), no bairro Jardim Paraná acusado pelo crime de violação de domicílio....

CIDADES9 horas atrás

NOBRES: Menor foi detida conduzindo motocicleta na Ponte de Ferro

Uma jovem foi detida nesta noite (12), no bairro Ponte de Ferro, por dirigir um veículo sem possuir (CNH) em...

CIDADES21 horas atrás

Acusado de homicídio em 2018 é preso após trabalho investigativo da polícia de Diamantino

COMENTE ABAIXO: Leia Também:  Deputado apresenta projeto para coibir ataques criminosos em escolas de MT

CIDADES21 horas atrás

DIAMANTINO: Secretário Gilson fala dos departamentos ligados a secretaria de assistência social

COMENTE ABAIXO: Leia Também:  Deputados aprovam PLC que trata de subsídio dos membros da Defensoria Pública

CIDADES22 horas atrás

ACORIZAL: TSE mantém cassação do registro de Meraldo Sá

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, negou o recurso do ex-deputado Meraldo Sá (PSD)...

CIDADES22 horas atrás

Em moto, Avó e neto são presos após xingar policiais de “merda” na MT-010

Policiais militares conduziram um homem de 25 anos e uma mulher, 61, por crime de injúria mediante preconceito, ameaça, desacato,...

CIDADES22 horas atrás

Uma pessoa morre e outra fica ferida em grave acidente envolvendo 5 veículos na BR-163 em Diamantino-MT

Um senhor identificado como José Ribeiro Dias, 60 anos, morreu e outra pessoa (identidade não divulgada), ficou ferida na manhã...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA