conecte-se conosco


MATO GROSSO

Escola cria maquetes e painéis retratando os 274 anos de fundação de Mato Grosso

Publicados

em

Os 274 anos de criação do Estado de Mato Grosso virou tema de projeto, desenvolvido pelo professor de história Odélio Cardoso da Silva, da Escola Estadual Aline Maria Teixeira, de Juruena. O projeto ‘Formação do Estado de Mato Grosso’ envolveu estudantes do 8º ano da Unidade Escolar. Os trabalhos tiveram como foco as lutas e as conquistas que os primeiros desbravadores do território, hoje pertencente a Mato Grosso, tiveram tanto na sua colonização como na configuração do território brasileiro e mato-grossense.

Para ilustrar os fatos apresentados, os alunos construíram painéis e maquetes, buscando retratar os processos estudados. A diretora Suetânia Rios Pagnussatt assinala que os personagens Pedro Aleixo Garcia, Antônio Pires de Campos, Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil, Rodrigo Cesar de Menezes, Antônio Rolim de Moura, João Carlos Augusto d’Oeynhausen de Gravemberg e Francisco de Paula Magessi de Carvalho foram representados.

O trabalho contou com a colaboração da equipe gestora e teve a finalidade de apresentar, aos alunos e à comunidade, partes importantíssimas do processo histórico de formação de Mato Grosso. “A criação do nosso querido e amado Mato Grosso envolveu os acordos entre portugueses e espanhóis, as conquistas dos bandeirantes e a descoberta de ouro na região. Da mesma importância foram os primeiros povoados, os arraiais, a fundação de Cuiabá e a criação da Capitania de Mato Grosso”, destaca o professor.

Leia Também:  Secretaria de Segurança Pública deflagra Operação Integrada em Nova Mutum

Odélio Cardoso acrescenta que o comércio, o processo de escravidão negra e indígena e, ainda, a fundação da primeira capital do estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, bem como a transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá, foram os principais pontos do trabalho que ressalta o Período Colonial.

“O Arraial de São Gonçalo e o da Forquilha, os rios Mutuca, Coxipó-Mirim e Cuiabá, a Aldeia do Sacramento, a Missão Jesuítica e as áreas de mineração também foram representados nas maquetes”, destaca. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende integrantes de associação criminosa e apreendem armas de fogo, drogas e munições

Publicados

em

Por

Quatro integrantes de uma associação criminosa foram presos pela Polícia Civil, na sexta-feira (01.07), na zona rural de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), durante investigações continuadas para apurar o duplo homicídio ocorrido no município. 

A ação resultou na apreensão de duas armas de fogo, várias munições e porções de maconha. Os envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e para o tráfico de drogas.

Nas diligências, os policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia, por meio da Divisão de Homicídios, identificaram uma propriedade rural usada pelos suspeitos para planejar os crimes e para se esconderem.

Diante das informações, a equipe foi até o local e, ao se aproximarem, perceberam a presença de alguns indivíduos, que fugiram para dentro de uma área de mata. No interior do imóvel, foram encontradas as armas de fogo, munições, uma tornozeleira eletrônica e porções de maconha.

Na casa também havia uma mulher e uma criança. Um dos presos possui passagem pelos crimes de sequestro, cárcere privado, furto, roubo, corrupção de menores, tráfico de drogas, receptação e lesão corporal. 

Leia Também:  Quarta-feira (09): Mato Grosso registra 715.103 casos e 14.785 óbitos por Covid-19

Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e associação para o tráfico de drogas. Após a confecção dos autos, eles foram colocados à disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Add this code where the ad should appear:
Add this code before the tag: