conecte-se conosco


MATO GROSSO

Enfermeira é presa em flagrante por roubar kits para teste de Covid da Santa Casa

Redação

Publicados

em


Uma enfermeira de 44 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil na madrugada deste domingo (11.04) pelo crime de peculato cometido contra uma unidade hospitalar pública, na Capital. Com a profissional foram encontrados diversos kits utilizados para testagem da covid e também materiais de acesso venoso e nasal de uso estritamente médico-hospitalar.

A equipe plantonista da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) recebeu uma denúncia e seguiu na noite de sábado até o Hospital Estadual Santa Casa para checar as informações sobre uma servidora da unidade que estaria furtando testes de covid.

Na presença de uma recepcionista e de outras pessoas que estavam no local, os investigadores revistaram a bolsa da profissional e encontraram dentro de uma sacola plástica preta, diversos instrumentos e medicamentos utilizados para o teste de covid, sendo: 25 cotonetes em um envelope plástico lacrado; um frasco de reagente; 25 frascos para pipetagem; dois equipos macro gotas; dois equipos dupla via; quatro cateteres nasais tipo óculos de oxigênio e vários cateteres intravenosos de marcas diversas.

Os investigadores foram informados de que nenhum servidor do hospital tem autorização para retirar medicamentos ou instrumentos hospitalares da unidade.

A profissional foi encaminhada para a DHPP e alegou desconhecimento sobre a maioria dos objetos encontrados em sua bolsa, somente reconhecendo os cateteres nasais, que disse ter o costume de “manter em sua bolsa” para atender emergência de estabilização. Porém, em depoimento, ela respondeu que eram seus e que os utilizava em plantões particulares.

Leia Também:  Entrega dos cartões do auxílio emergencial para Cuiabá termina na sexta-feira (14.05)

Um profissional de enfermagem ouvido na delegacia confirmou que todos os materiais encontrados com a enfermeira são de propriedade do hospital e que os códigos que constam são de controle interno da farmácia da unidade, como forma de saber como está sendo utilizado. Ele informou ainda que a profissional detida tinha a função da triagem dos pacientes, o que não abrangia a realização de testes covid, que é realizada por enfermeiros próprios da unidade hospitalar. Ele destacou que servidor do hospital não tem autorização para sair com medicamentos ou instrumentos de trabalho.

A diretora do hospital compareceu à DHPP e também atestou a propriedade do material encontrado como sendo da unidade e frisou que os equipamentos de acesso venoso e nasal são de aquisição e uso estritamente médico hospitalar.

Outras informações coletadas pelos investigadores foram obtidas em conversa de aplicativo de mensagem do celular da enfermeira, que foi acessado pelos policiais com o consentimento formal dela e de seu advogado. Em um trecho de conversa entre ela e um médico para acertar o valor de uma visita, a enfermeira pergunta se será necessário levar os materiais ou o paciente já tem, pois caso tenha que levar, o valor cobrado será maior. “..vai ter que cobrar R$ 300,00 pois o material é muito caro e não consegue achar”, diz trecho do diálogo, conforme consta no auto da prisão em flagrante.

Leia Também:  Lives comemorativas celebram 30 anos de popular programa de rádio em Poxoréu

Na mesma conversa, a enfermeira avisa ao médico que se ele precisar de qualquer material, “é só ele avisar que ela consegue também, pois quem não tem conhecimento hospitalar, pra comprar é complicado.”

Flagrante por peculato 

O delegado Caio Fernando Albuquerque, que atendeu o flagrante, explica que ainda que mesmo sendo contratada da Santa Casa, por exercer suas funções em unidade pública hospitalar, ela é equiparada a servidora pública, conforme previsto no Artigo 327 do Código Penal.

“Deparamos com a situação de uma servidora pública, por equiparação, que, mesmo vendo, diariamente, toda a terrível situação a que passamos, agindo na contramão, objetivando interesses próprios, e valendo-se das facilidades que seu emprego proporciona, apropriou-se de testes para constatação da covid, e mais, apropriou-se de equipamentos de uso exclusivo médico hospitalar, estes já deveras escassos por conta do incontrolável aumento da pandemia”, pontuou Caio Albuquerque.

Com os elementos coletados, o delegado autuou a enfermeira em flagrante pelo crime de peculato (artigo 312 do CP) e encaminhou representação ao Poder Judiciário pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

O auto de flagrante será remetido à 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá, que dará sequência à investigação.

A enfermeira foi encaminhada para audiência de custódia da Justiça.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lives comemorativas celebram 30 anos de popular programa de rádio em Poxoréu

Redação

Publicados

em

Por


Em Poxoréu (MT), um programa de rádio, que começou nos estúdios de emissora AM em 1990, percorre bairros e distritos para apresentar tradições sertanejas, da viola, da sanfona e da música caipira brasileira. Consolidado como vitrine cultural, o programa Domingo Sertanejo celebra os 30 anos de existência com lives festivas e a próxima pode ser conferida no domingo (16.05), a partir das 18h30.

Com o tema ‘Forrozeando’, a terceira live comemorativa exalta os gêneros musicais da manifestação cultural que é bastante popular na cidade. A programação especial terá a participação dos forrozeiros da região Zenilde e Mauro dos Teclados, Afonsinho e Mineirinho do Forró e Tita Sanfoneiro e Deraldo.

A transmissão online acontece na página de facebook do projeto ‘Domingo Sertanejo: 30 anos e outros mais’, que foi selecionado no edital MT Nascentes promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com recursos da lei federal Aldir Blanc. O projeto abrange quatro transmissões ao vivo comemorativas que são gravadas seguindo todos os protocolos de proteção contra a covid-19.

Leia Também:  Conselho da Pesca define período de defeso da piracema de Mato Grosso nesta sexta-feira (14)

A primeira live teve como tema ‘A Influência da Cultura Nordestina em Poxoréu’, com a apresentação de sanfoneiros em fevereiro deste ano. No início de maio, a segunda transmissão foi dedicada a contar a história da viola no município, trazendo reconhecidos violeiros da região. O tema da quarta e última live, com previsão para transmissão em 30 de maio, será ‘Um programa de amigos’ e terá apresentações de diversos talentos da música sertaneja. 

Domingo Sertanejo

O programa produzido e apresentado pelo radialista Osvaldinho Júnior começou em 1990 na Rádio Cultura AM de Poxoréu. Com a extinção da rádio, o programa chegou a ir para outra emissora, mas foi nas ruas, nos palcos improvisados em bares e salões de festas que o Domingo Sertanejo e se consolidou na vida cultural do município.

Atuando de forma itinerante, o apresentador leva as culturas sertaneja, nordestina e caipira aos bairros e distritos do Poxoréu, mantendo a relação afetiva da comunidade com o programa.

“Paramos um pouco na pandemia. Mas, são mais de 1440 domingos ao lado dos amigos, visitando bairros, distritos, famílias e levando música sertaneja para aqueles que mais se alegram com ela”, destaca Osvaldinho. 

Leia Também:  Melhora em infraestrutura rodoviária e aeroportuária marca aniversário de municípios no nordeste de MT

Serviço

Live ‘Forrozeando – Domingo Sertanejo: 30 anos e outros mais’

Data: domingo (16.05)

Horário: a partir das 18h30

Transmissão: facebook.com/DomingoSertanejoOsValoresDeNossaTerra

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES6 horas atrás

NOBRES: Homem é preso por invadir residência no bairro Jardim Paraná

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (12), no bairro Jardim Paraná acusado pelo crime de violação de domicílio....

CIDADES10 horas atrás

NOBRES: Menor foi detida conduzindo motocicleta na Ponte de Ferro

Uma jovem foi detida nesta noite (12), no bairro Ponte de Ferro, por dirigir um veículo sem possuir (CNH) em...

CIDADES22 horas atrás

Acusado de homicídio em 2018 é preso após trabalho investigativo da polícia de Diamantino

COMENTE ABAIXO: Leia Também:  Conselho da Pesca define período de defeso da piracema de Mato Grosso nesta sexta-feira (14)

CIDADES22 horas atrás

DIAMANTINO: Secretário Gilson fala dos departamentos ligados a secretaria de assistência social

COMENTE ABAIXO: Leia Também:  Ações em infraestrutura e agricultura familiar marcam aniversário de oito municípios

CIDADES22 horas atrás

ACORIZAL: TSE mantém cassação do registro de Meraldo Sá

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, negou o recurso do ex-deputado Meraldo Sá (PSD)...

CIDADES22 horas atrás

Em moto, Avó e neto são presos após xingar policiais de “merda” na MT-010

Policiais militares conduziram um homem de 25 anos e uma mulher, 61, por crime de injúria mediante preconceito, ameaça, desacato,...

CIDADES22 horas atrás

Uma pessoa morre e outra fica ferida em grave acidente envolvendo 5 veículos na BR-163 em Diamantino-MT

Um senhor identificado como José Ribeiro Dias, 60 anos, morreu e outra pessoa (identidade não divulgada), ficou ferida na manhã...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA