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POLÍTICA

Emenda beneficiará agricultura familiar em Guiratinga e Rondonópolis

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Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

Os prefeitos de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), e de Guiratinga, Waldeci Barga Rosa (DEM), receberam maquinários e equipamentos que vão atender a agricultura familiar, na última sexta-feira (8), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Os benefícios foram adquiridos mediante recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) e entregues pelo governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf).

“Eu fico satisfeito em poder contribuir com a agricultura familiar. Em Rondonópolis foi um pedido feito pelo secretário municipal de Agricultura, Adilson Naboreiro, e em Guiratinga, foi a vereadora Fabiana Rocha (DEM). São maquinários e equipamentos que vão atender os assentados e pequenos produtores rurais”, posiciona o parlamentar. 

Com avereadores da Câmara de Vereadores de Rondonópolis e a esposa Neuma de Morais, o prefeito José Carlos do Pátio recebeu uma carreta com engate para micro-trator e um trator de 50 cv. “Eu quero, junto com a minha esposa e a bancada de vereadores que vieram aqui, agradecer o deputado Delegado Claudinei pela emenda para Rondonópolis. Eu agradeço, a Câmara e o pequeno produtor agradecem, muito obrigado por ajudar Rondonópolis!”, declarou o gestor municipal.

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Já Barga Rosa estendeu o seu agradecimento ao parlamentar, como, também, a vereadora Fabiana que apresentou a necessidade de um perfurador de solo. “Esse perfurador vai atender a agricultura familiar. Agradeço de coração! É uma ajuda muito importante para podermos atender os pequenos produtores de Guiratinga”, disse o prefeito. 

Programa – A gestão estadual realiza a entrega de máquinas e equipamentos por meio do Programa Mais MT, com investimentos de R$ 106 milhões para a Seaf e R$ 103 milhões à Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra) que totaliza um montante de R$ 209 milhões. 

Fonte: ALMT

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POLÍTICA

Fávaro sobre a Rota do Oeste: “Não fez obra, tenha honra de devolver o contrato”

Senador informou que ANTT rejeitou proposta de troca de controle acionário da Rota do Oeste e, agora, caducidade do contrato é única saída

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Por CAMILLA ZENI – RepórterMT

O senador Carlos Fávaro (PSD) defendeu que a concessionária Rota do Oeste, responsável pela BR-163 em Mato Grosso, facilite o processo de caducidade a ser aberto pelo governo federal, e devolva de forma amigável o contrato de concessão firmado em 2013.

“Ela tem que criar consciência de que ela não fez a obra e cobrou pedágio. Então, que, no mínino, ela tenha a honra de devolver o contrato sem briga judicial, para que possamos licitar o mais rápido possível e daí sim ter um controlador novo, com obra e fazer acontecer”, defendeu o senador nessa segunda-feira (18), após reunião no Palácio Paiaguás.

A possibilidade de caducidade do contrato, segundo Fávaro, foi adiantada pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que informou que a agência não aprovou a única proposta recebida para troca do controle acionário da Rota do Oeste. A medida é condicionante para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo ministro Tarcísio de Freitas, no mês de julho, para solucionar o impasse com a empresa.

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“Temos que endurecer o jogo para que esse processo de caducidade seja o mais rápido possível. Certamente ele será judicializado e temos que evitar isso, buscar a entrega amigável por parte da empresa, já que ela criou um dano aos mato-grossenses”, comentou Fávaro.

De acordo com Fávaro, o processo de caducidade do contrato pode levar até dois anos para ser concluído, em um ritmo “normal”. Contudo, ele defende que seja possível acelerar o processo e promover a mudança de forma eficiente no prazo de um ano.

“Acho que passa a ser nosso papel como interlocutor, para minimizar esse impacto da caducidade, fazer com que a empresa entregue amigavelmente o contrato, e evitar que o processo possa se alongar mais tempo, cobrando pedágio do cidadão e não fazendo obra, o que é inadmissível. O mato-grossense não tolera mais dois anos pagando pedágio sem ter obra”, finalizou.

Há meses os políticos mato-grossenses se revezam na cobrança sobre o contrato de concessão da rodovia, em razão da falta de compromisso da Rota do Oeste. Isso porque a previsão era de que, a essa altura, os 850 quilômetros de estrada sob sua concessão já estivessem com vias duplicadas. Entretanto, apenas 120 km na região sul foram terminados.

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Considerando a importância da escoação da produção mato-grossense pela BR-163, bem como os diversos acidentes registrados quase diariamente na rodovia, a classe política tem cobrado a rescisão do contrato ou o andamento das obras. Na Assembleia Legislativa, uma proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a empresa tem ganhado forma.

 

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