Geral
Deputado “Frangão” libera pá-carregadeira para Rancho Alegre

A nova e moderna pá-carregadeira adquirida com recursos do deputado “Frangão”
Mais uma importante conquista alcançada pela prefeita Suely Alves da Silva, de Rancho Alegre do Oeste, foi obtida através do deputado e parceiro da prefeita Suely. Deputado Hermes “Frangão” Parcianello que tem possibilitado importantes conquistas para aquele município.
PÁ-CARREGADEIRA. Foi através de emenda viabilizada pelo deputado “Frangão” que a Prefeita de Rancho Alegre adquiriu uma moderna pá-carregadeira zero quilômetro que deverá ser entregue pela prefeita Suely nos próximos dias.
A modernização do Ginásio de Esportes 20 de Março foi executada em parceria com o deputado “Frangão”
Durante as festividades de final de ano e início deste, a pá-carregadeira ficou em exposição defronte a Prefeitura quando a comunidade teve a oportunidade de conhecer mais essa importante conquista da prefeita Suely viabilizada pelo parceiro deputado federal Hermes “Frangão” Parcianello.
“Em nome de nossa população queremos externar os nossos mais sinceros agradecimentos ao nosso amigo deputado federal Hermes “Frangão” Parcianello” – disse a prefeita Suely ao agradecer o deputado “Frangão”.
A prefeita enaltece e agradece a importante parceria com o deputado “Frangão”
GINÁSIO DE ESPORTES. Outra importante conquista assegurada pelo deputado “Frangão” para Rancho Alegre foi a remodelação do Ginásio de Esportes 20 de Março que recebeu moderna estrutura, inclusive com cadeiras instaladas na arquibancada, o piso emborrachado, reforma da cobertura, e, dos banheiros e outras obras. Tudo através de recursos da ordem de R$ 200 mil liberado pelo deputado “Frangão”.

Geral
Chegada do inverno aumenta risco de AVC
Conheça os sintomas e entenda porquê o socorro imediato é crucial na diminuição de sequelas permanentes

Camila Crepaldi – UNIC
Popularmente conhecido como derrame, o Acidente Vascular Cerebral se caracteriza por alteração do fluxo sanguíneo no cérebro, o que resulta na falta de oxigênio e nutrientes.
Segundo a Organização Mundial de AVC, 70 mil brasileiros morrem de AVC todos os anos. As doenças cerebrovasculares são as que mais matam e o AVC fica atrás apenas do infarto nesse ranking, sendo a principal causa de incapacidade em adultos. rr
E por que será que a incidência de tal enfermidade é maior no frio? Médica neurologista e professora do curso de Medicina da Unic, Bianca Araldi, conta porquê nesse período é preciso estar mais atento a possíveis sintomas. “Para manter a temperatura corpórea, os vasos reduzem seu calibre para evitar a perda de calor; ação essa que aumenta a pressão arterial sistêmica. Deve-se considerar que nesse período, o consumo de água é menor então a tendência a ter uma desidratação é maior, deixando o sangue mais viscoso. Sendo assim, a somatória do sangue mais viscoso e da vasoconstrição, facilita o deslocamento de placas de gordura pelo corpo, aumentando o risco de isquemia cardíaca ou cerebral”, explica a especialista.
Manifestado de duas maneiras – isquêmica ou hemorrágica, o AVC merece atenção quanto aos sintomas para que se identifique rapidamente, uma vez que o tratamento deve ser imediato.
No AVC isquêmico os vasos do cérebro se estreitam ou são bloqueados, o que gera interrupção do fluxo sanguíneo (isquemia). Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes. Os sintomas normalmente são: perda repentina da força muscular de um lado do corpo, ou da visão; dormência na face, braço ou perna de um lado do corpo; dificuldade de comunicação oral (fala arrastada) e de compreensão; tonturas; formigamento num dos lados do corpo
No AVC hemorrágico a especialista destaca que ocorre sangramento em uma parte do cérebro em consequência ao rompimento de um vaso sanguíneo. Nesse caso, deve-se ficar atento a qualquer sinal de aumento da pressão intracraniana; dor de cabeça forte e repentina acompanhada de vômitos; e déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico.
A neurologista destaca que cultivar hábitos saudáveis é um caminho para driblar os riscos de AVC. “Há os chamados riscos modificáveis, que são aqueles cuja identificação, intervenção e tratamento podem evitar o primeiro evento cerebrovascular ou reduzir a recorrência. Hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso, sedentarismo, tabagismo e consumo exacerbado de álcool, estão na lista de agravantes”, alerta.
Ao identificar os sintomas, o que fazer?
“A primeira informação importante é que o tempo entre os primeiros sintomas até o atendimento do paciente é crucial para evitar sequelas mais graves”, enfatiza Bianca ao orientar que a vítima seja levada imediatamente a um hospital com serviço de neurologia.
No Brasil, o atendimento nos hospitais ocorre com a realização imediata de uma tomografia computadorizada de crânio e a administração de um medicamento específico, quando indicado, para reduzir ou até evitar sequelas permanentes seguido de diversos exames. O trombolítico dado na fase inicial dos sintomas, quando indicado, apresenta boa eficácia levando a melhoria do paciente em boa parte dos casos. Atualmente a medicina já dispõe de recursos bem eficazes para enfrentar os AVCs, principalmente os isquêmicos, que representam cerca de 85% dos casos identificados nas unidades de saúde.
-
CIDADES1 ano atrás
VEJA O VÍDEO: Mulher flagra traição e bate na amante e no parceiro em Diamantino
-
NACIONAL9 meses atrás
Mulher tem cabeça brutalmente esmagada com martelo e tribunal do crime filma tudo; cenas fortes
-
NACIONAL7 meses atrás
BIZARRO: Sapo que entrou em vagina de mulher enquanto ela dormia é removido
-
NACIONAL12 meses atrás
VÍDEO: Homem flagra mulher com outro e a mata com mais de 30 facadas
-
ROSÁRIO OESTE1 ano atrás
Juliana Presentes tem o presente ideal para você presentear
-
POLICIAL1 ano atrás
Tribunal do Crime atira na cabeça de ladrão que obrigou marido ver esposa sendo estuprada; VÍDEO FORTE
-
Geral2 anos atrás
A árbitra Edna Alves Batista, de Goioerê “FIFA” vai apitar o amistoso entre os masters de Brasil e Itália
-
CIDADES2 anos atrás
Mulher é atropelada por caminhão-pipa e morre em Barra do Bugres