conecte-se conosco


POLÍTICA

Dal Molin defende integração com a União para reduzir índices de criminalidade no campo

Publicados

em


Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

“Não podemos admitir que àquela família que trabalhou exaustivamente ao longo do dia, seja privada de uma merecida e segura noite de descanso”. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), na terça-feira (23), em Sinop, durante a abertura da terceira etapa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

 Idealizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio da Prefeitura de Sinop, o evento reuniu integrantes das forças de segurança de várias regiões do país para troca de experiências e informações que auxiliem no combate à crimes praticados em áreas rurais.

Para o deputado, que também coordena a Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), é preciso investir em capital humano, além de garantir condições mínimas para que agentes de segurança pública atuem de forma mais efetiva e com abrangência em todas as regiões do estado.

 “Não estamos aqui apenas para cobrar. Muito pelo contrário, queremos reforçar nosso comprometimento com a segurança pública. O setor produtivo sempre estendeu a mão para o poder público, mas é preciso que essa relação seja recíproca”, avalia.

Ao se dirigir às autoridades políticas que participavam do evento, Dal Molin reiterou a necessidade de os municípios e estados se integrarem, ainda mais às ações desenvolvidas pela União.

Leia Também:  Deputados ouvem explicação de Allan Porto sobre processo seletivo

Em outro momento, o parlamentar relembrou os seguidos escândalos de corrupção o que, segundo ele, contribuem para aumentar a sensação de impunidade no país.

“Há muitos anos eu venho reiterando que o pior inimigo de uma nação é a impunidade (…). Estamos há praticamente 3 anos sem nenhum caso de corrupção em âmbito federal ou estadual e é assim mesmo que deve ser. Não podemos esquecer que a corrupção alimenta a insegurança no campo e na cidade, além de ‘roubar’ a esperança do povo brasileiro”, disse.

 Presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, destacou a contribuição do setor produtivo para a economia brasileira. Segundo ele, somente em 2020, o estado produziu cerca de 37,4 milhões de toneladas de grãos.

“O agronegócio de Mato Grosso é decisivo para o PIB do Brasil. Geramos empregos, renda e somos a mola propulsora para o desenvolvimento do país”, disse Redivo ao cobrar mais atenção ao setor.

Em resposta, o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante dos Santos, anunciou a destinação de 50 novas viaturas para a Patrulha Rural da Polícia Militar.

O gestor afirmou, ainda, que a pasta investiu na compra de armamento, fardamento, drones, comunicação digital com rádios criptografados, entre outros equipamentos tecnológicos para garantir a expansão do serviço. “Reforçamos o patrulhamento na área urbana, mas sem esquecer do homem do campo. Até o segundo semestre de 2022, a Sesp estará cobrindo 100% das propriedades rurais do estado”, assinala.

Leia Também:  Gratuidade no transporte público intermunicipal para servidores da segurança é aprovada na ALMT

Já o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), coronel PM Carlos Renato Paim, reafirmou o compromisso do governo federal em manter os investimentos para o aprimoramento das ações relacionadas a segurança pública.

“Que tenhamos a capacidade de ter um diálogo franco, objetivo e transparente para que as boas práticas apresentadas, a respeito da segurança no campo, sejam aprimoradas e levadas para todas as regiões do Brasil. Além disso, que possamos propor novas estratégias para aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e na cidade”, disse.

Jornada – A Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, é uma iniciativa inédita do MJSP, que começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Gratuidade no transporte público intermunicipal para servidores da segurança é aprovada na ALMT

Publicados

em

Por


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Foi aprovada em primeira votação, durante a sessão desta quarta-feira (01), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto de lei nº 413/2019, que dispõe sobre a gratuidade do transporte público intermunicipal aos Policiais Civis, Militares, Bombeiros e Agentes Penitenciários em atividades no Estado de Mato Grosso. O projeto é de autoria do deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), que é policial penal de carreira e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária dentro do Parlamento.

De acordo com o parlamentar, afirmando que o fato ocorre com muita frequência, alguns servidores são transferidos de um determinado município para outro, atendendo as necessidades da sua corporação. Essas transferências atribuem um novo custo com transporte público no orçamento destes profissionais.

“Apresentamos este projeto logo no início da nossa legislatura, como forma de fazer justiça econômica para estes profissionais, dando a oportunidade de realizar economia na hora da sua locomoção, saindo de um município para o outro. Mas a nossa iniciativa atende também o servidor que precisa se deslocar pelo Estado a trabalho, sem diárias, ou necessitam comparecer até a sede central do órgão o qual é vinculado”, disse João Batista.

Leia Também:  Deputado Claudinei homenageia representantes da saúde pública de Rondonópolis

Em seu projeto, Batista determina que o limite de um assento por viagem, seja destinado para o servidor que solicitar a gratuidade com até 12 horas antes da partida estabelecida pela empresa de transporte. Caso não haja disponibilidade de assento no ônibus desejado, os servidores que optarem pela gratuidade, poderão solicitar vaga no próximo horário da condução, sempre apresentando a identidade funcional.

O deputado afirma que irá trabalhar junto aos demais parlamentares, para que o PL seja aprovado em segunda votação, siga os trâmites necessários e seja sancionado pelo Governo do Estado. “Precisamos dar mais dignidade para os nossos guerreiros e guerreiras da segurança pública de Mato Grosso. O transporte público gratuito, seja municipal, ou intermunicipal, é o mínimo do mínimo que o Poder Executivo pode oferecer. É uma ação simples, mas que trará mais dignidade para estes profissionais”, finalizou o parlamentar.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES14 horas atrás

Inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Nobres se encerram hoje (01/12)

Processo Seletivo: comissão criada organiza e avalia evento que abre vagas ao serviço público municipal

CIDADES15 horas atrás

Prefeitura e Estado pagarão R$ 200 mil pelo Natal em Diamantino

Projeto de Natal foi apresentado pela prefeitura de Diamantino

CIDADES15 horas atrás

Policiais Militares em Jangada detém indivíduo com arma de fogo e munições pela Área Central Jangadense

Fonte: JangadaMT Na manhã desta terça-feira (30), Policiais Militares em Jangada realizavam rondas na área central da cidade, quando num...

CIDADES15 horas atrás

ACORIZAL: Diego Taques estreita relações política com o vizinho município de Jangada

Prefeito recebe visita do presidente da Câmara Municipal de Jangada

CIDADES1 dia atrás

Prefeito Alex e Presidente Amilson falam sobre fortalecimento da agricultura familiar de Rosário Oeste

O Prefeito de Rosário Oeste Alex Berto se reuniu com o Presidente da Câmara de Rosário Oeste na manhã desta...

CIDADES1 dia atrás

Prefeito Alex fala sobre os avanços da sua gestão durante o aniversário da Câmara de Rosário Oeste

Assessoria O Prefeito de Rosário Oeste Alex Berto fez parte da mesa de autoridades durante a solenidade de Comemoração do...

CIDADES1 dia atrás

ANIVERSÁRIO DA CÂMARA – Prefeito Alex Berto participou de evento que homenageou celebridades importantes de Rosário Oeste

Assessoria O Prefeito de Rosário Oeste Alex Berto participou na noite da última segunda-feira (29/11/2021) da sessão solene em alusão...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Add this code where the ad should appear:
Add this code before the tag: