CIDADES
Cuiabá é uma das capitais mais perigosas para as mulheres
Quanto ao crime de feminicídio, em 2021, Cuiabá tem a 4ª maior taxa do país, ficando ao lado de Brasília (DF), com 1,6 casos a cada 100 mil habitantes.

Cátia Alves – Estadão MT
Cuiabá é uma das capitais mais perigosas do Brasil para quem é mulher. Segundo dados do Anuário Estatístico da Segurança Pública 2022, a capital de Mato Grosso é a segunda com maior percentual de casos de violência doméstica, com 461,3 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Além disso, Cuiabá aparece em terceiro lugar entre as capitais com maior incidência de casos de estupro.
Divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados mostram que Porto Velho, em Rondônia, é a capital com maior percentual de casos de violência doméstica. A taxa de casos lá é de 464,3 para cada 100 mil habitantes. No país, a taxa média é de 172,3. Quando observamos que Cuiabá aparece em segundo, percebemos que as chances de ser vítima de violência doméstica são três vezes maiores aqui do que na média nacional.
Quanto ao crime de feminicídio, em 2021, Cuiabá tem a 4ª maior taxa do país, ficando ao lado de Brasília (DF), com 1,6 casos a cada 100 mil habitantes. Houve uma queda de 17,4% em relação a 2020, quando a taxa era de 1,9 casos a cada grupo de 100 mil habitantes.
Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.
Igualmente hediondo é o crime de estupro. Neste quesito, Cuiabá aparece em terceiro lugar, atrás de Campo Grande (MS) e Macapá (AP). Na capital mato-grossense, a taxa de estupros é de 54,8 casos a cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional, que é de 25,8 a cada 100 mil.
ONDE BUSCAR AJUDA
– Além do conhecido disque 180, que é nacional e específico para atendimento às vítimas femininas, há também os telefones de emergência de abrangência estadual, como o 181, 190 e 197.
Em Mato Grosso, o aplicativo ‘SOS Mulher MT’ conta com um ‘botão do pânico’ criado para ajudar vítimas de violência doméstica. O recurso permite que as vítimas registrem denúncias em 30 segundos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Pelo aplicativo, a vítima faz um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva. Depois de acionar o botão, o Ciosp envia a viatura mais próxima em socorro à vítima.
COMBATE
– Neste mês, o governador Mauro Mendes (União) sancionou a lei do Dia de Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio. Ficou instituído o dia 25 de novembro, mesma data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
Após a aprovação da lei, os órgãos públicos estaduais deverão intensificar ações e políticas de combate à violência contra a mulher como: Difusão de informações sobre o combate ao feminicídio; Promoção de eventos para o debate público sobre o combate à violência contra a mulher; Apresentação de práticas de conscientização, prevenção e combate ao feminicídio; Mobilização da comunidade para a participação nas ações de prevenção ao feminicídio; Divulgação de iniciativas, ações e campanhas de combate ao feminicídio e violência contra a mulher.

CIDADES
Adolescente de 16 anos é morto a tiros no bairro Arara Azul em Nova Mutum
Após efetuar diversos disparos o suspeito saiu do veículo e saiu correndo a pé tomando rumo ignorado.

Redação de Djeferson Kronbauer – Powermix
Um adolescente identificado como Victor Hugo da Silva Almeida, 16 anos, foi morto a tiros enquanto estava dentro de um veículo de aplicativo, o crime ocorreu na noite desta quinta-feira (18), por volta das 23h20, no cruzamento da Rua das Gameleiras com a Rua dos Mamoeiros, bairro Arara Azul, em Nova Mutum/MT.
Segundo informações a vítima estava em um veículo Hyundai HB20, de cor branca, com um “colega”, e ambos seguiam para o terminal rodoviário, quando no trajeto o suspeito disse que estava sem o documento e pediu para a motorista do Uber retornar até sua casa buscar o documento.
No momento em que se aproximava da residência os dois rapazes entraram em luta corporal no banco de trás do veículo, um disparo de arma de fogo foi efetuado no interior do carro e atingiu o teto, diante da situação a motorista parou o carro e se afastou do veículo, Victor tentou se defender, porém acabou baleado. Após efetuar diversos disparos o suspeito saiu do veículo e saiu correndo a pé tomando rumo ignorado.
A motorista do Uber que não quis se identificar relatou detalhes de como tudo aconteceu;
O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém a chegar no local constatou que a vítima não apresentava sinais vitais, envolta do veículo e próximo dele, foi encontrado várias munições de revolver calibre .38, algumas intactas e outras deflagradas.
A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local colhendo informações, a Perícia Oficial e Identificação Técnica POLITEC de Sorriso também esteve no local analisando a cena do crime, o Perito Criminal Gledson Emiliano traz detalhes do que foi possível apurar preliminarmente no local.
Na bolsa da vítima, que se encontrava ao lado do veículo, foi encontrado um simulacro de arma de fogo, algumas peças de roupa e objetos pessoais.
A mãe do adolescente acompanhou os trabalhos da polícia e perícia no local, muito abalada, falou com a imprensa;
O corpo de Victor Hugo da Silva Almeida, 16 anos, foi encaminhado para uma funerária local, onde passará por exame de necropsia e posteriormente será liberado para os procedimentos fúnebres.
Victor Hugo da Silva Almeida, 16 anos
A Polícia Civil passa a investigar o caso.
-
VARIEDADES6 dias atrás
Carolina Portaluppi posa de biquíni e sugere: “Vamos fugir da realidade”
-
VARIEDADES6 dias atrás
De biquíni, ex-BBB Flay nega “cara de marrenta” e culpa o sol: “Eu não sou, não”
-
VARIEDADES6 dias atrás
Trabalho de milhões! Fátima Bernardes recebe cachê milionário em nova aparição; saiba valor
-
CIDADES7 dias atrás
Trio é preso e PM frustra sequestro de motorista e roubo de carga de grãos em Rosário Oeste