conecte-se conosco


CIDADES

Adesão de municípios a programa de regularização fundiária começa hoje

Publicados

em

Começou hoje (1º) o prazo para que municípios e o Distrito Federal façam adesão ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional. O programa vai oferecer a execução de obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais classificados como de interesse social.

As áreas deverão estar ocupadas ocupadas, majoritariamente, por famílias de baixa renda. Não poderão ser incluídas casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional a intenção é iniciar o processo de regularização fundiária de mais de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda até o fim de 2021.

Pelo programa, após a adesão dos municípios e identificação das áreas de interesse social, empresas privadas poderão selecionar o núcleo urbano informal para propor uma estratégia de regularização fundiária.

Entre outros pontos, a proposta deve conter a implementação de medidas técnicas, administrativas e jurídicas que visem à regularização fundiária de núcleo urbano informal e à melhoria habitacional.

Ela também deve abranger no mínimo 100 e no máximo 700 lotes e prever a incorporação do núcleo urbano informal ao ordenamento territorial da cidade, com a constituição de direito real em favor de seus ocupantes.

Leia Também:  VÍDEO: Prefeito de Rosário Oeste fala sobre investimentos na zona rural, iluminação pública e DAE

A proposta deverá ser aceita pelo poder público local para que a empresa possa receber o financiamento com os agentes financeiros credenciados a operar o programa.

Além disso, o programa poderá cobrir despesas e custos necessários para implementação de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas a promover a regularização fundiária, inclusive despesas cartorárias não isentas de gratuidade, e taxas administrativas, bem como despesas com material de construção, mão de obra, assistência técnica para elaboração de projetos e acompanhamento ou execução de obras de melhoria habitacional.

Já os moradores que desejarem aderir ao programa, deverão efetuar o pagamento do financiamento em parcela única, sob a forma de caução, no momento da assinatura do contrato. O valor será proporcional à renda familiar mensal.

Além da regularização da área, o programa também vai oferecer melhorias habitacionais em algumas das unidades regularizadas.

A pasta disse ainda que cerca de 20 mil imóveis incluídos no programa também receberão adequações para melhorar a moradia, instalação de banheiro, cobertura ou piso, instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas.

Leia Também:  Cinco pessoas ficam feridas em capotamento de veículo com placa de Nobres na MT-249 em Nova Mutum-MT

“Poderão ser beneficiadas famílias com renda mensal de até R$ 2 mil. É necessário estar no CadÚnico do governo federal, não possuir outros imóveis no território nacional e o proprietário ser maior de 18 anos ou emancipado”, informou a pasta.

A adesão ao programa pode ser feita aqui.

Edição: Maria Claudia – Agencia Brasil

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Presidente da Câmara Municipal Amilson e Vereadora Marta participam de palestra na zona rural.

Publicados

em

Por

por Paulo Linhares – Assessoria da Câmara de Rosário Oeste

Na manhã do último sábado (25/09), o Presidente da Câmara Municipal Amilson da Distribuidora (SD), acompanhado pela Vereadora Marta Conceição (SD), estiveram na comunidade Novo Horizonte, no Distrito de Arruda em Rosário Oeste, onde participaram de uma palestra realizada pela equipe dos Bombeiros e brigadistas da Brigada Mista Municipal que ministrou uma palestra sobre a prevenção de queimadas.

O objetivo da palestra foi divulgar os trabalhos realizados pela Brigada Mista Municipal – BMM, no Município de Rosário Oeste e região vizinhas, sendo os aspectos legais que se aplicam ao Decreto n° 938 de 18/05/2021 e do Período Proibitivo, a Portaria n° 78 de 03/03/2021 do Ministério do Meio Ambiente.

A palestra serviu também para apresentar alguns resultados atingidos pelos trabalhos em conjunto entre o município de Rosário Oeste e o Estado de Mato Grosso aqui sendo representado pelo Corpo de Bombeiros Militar em suas ações sendo executadas pela Brigada Municipal Mista – Guará do município de Rosário Oeste-MT.

Leia Também:  Motorista fica revoltado ao tombar carreta e se joga em frente de carro para se matar

Essa série de Palestras irá atingir 6 localidades rurais de Rosário Oeste à Pedido das Comunidades Rurais apoiados pelo Prefeito Alex Berto (SD).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES2 horas atrás

Presidente da Câmara Municipal Amilson e Vereadora Marta participam de palestra na zona rural.

por Paulo Linhares – Assessoria da Câmara de Rosário Oeste Na manhã do último sábado (25/09), o Presidente da Câmara...

CIDADES3 horas atrás

Palestra dos Bombeiros orienta moradores do Distrito de Arruda em Rosário Oeste.

Assessoria Na manhã do último sábado (25/09) a comunidade de Novo Horizonte, no Distrito de Arruda em Rosário Oeste recebeu...

CIDADES7 horas atrás

Cinco pessoas ficam feridas em capotamento de veículo com placa de Nobres na MT-249 em Nova Mutum-MT

Redação e fotos de Djeferson Kronbauer – Powermix Cinco pessoas entre elas uma criança (idade não divulgada), ficaram feridas no...

CIDADES7 horas atrás

Festa em cachoeira tem rapaz de 20 anos baleado nas costas em Alto Paraguai

Fonte: JL NOTÍCIAS Segundo informações da PM um rapaz e 20 anos foi baleado nas costas, na madrugada deste domingo...

CIDADES7 horas atrás

Homem com sinais de embriaguez é detido na direção de veículo em Rosário Oeste

A guarnição PM de Rosário Oeste na manhã deste domingo recebeu informações na linha emergencial 190, que um veículo de...

CIDADES7 horas atrás

Dois são detidos por uso ilícito de drogas no Jardim Petrópolis em Nobres

Policiais militares da 1ª Companhia de Nobres com apoio de uma Guarnição de Força Tática receberam informações de um local,...

CIDADES7 horas atrás

Quatro pessoas morrem esta semana em Nobres vítimas de infarto

Nobres Notícias Quatro pessoas morreram nesta semana vítima de infarto no município de Nobres, somente na data de ontem (25)...

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Add this code where the ad should appear:
Add this code before the tag: